Foto: Ana Eidam
Geral

Ospa comemora os 160 anos de Osório com concerto no Complexo Eólico da cidade

Ospa comemora os 160 anos de Osório com concerto no Complexo Eólico da cidade
Foto: Ana Eidam

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) coloca Osório na rota de sua Série Interior de concertos na ocasião do aniversário de 160 anos do município. No dia 2 de dezembro, sábado, às 20h, os músicos interpretam obras de compositores como Verdi, Piazzolla, Mozart e Camargo Guarnieri, além de trilhas de filmes, ao ar livre, no Complexo Eólico de Osório (RST 101, km 4,5).

A soprano Raquel Fortes é a solista da exibição comemorativa. Já a regência fica a cargo do maestro Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica.

O evento, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), tem entrada franca. O estacionamento para veículos será no espaço do Parque de Rodeios Jorge Dariva. As pessoas seguirão a pé até o local, onde haverá apoio da polícia para atravessar a rodovia.

Sobre o programa

A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). Depois, a Ospa presta homenagem à música de ópera e dança. São interpretados dois trechos de óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901): a abertura da ópera “Nabucco”, e “Caro Nome” de “Rigoletto”, com os solos da soprano Raquel Fortes. Na sequência, a sinfônica apresenta “Vozes da Primavera”, valsa de Strauss II (1825-1899). Raquel retorna ao palco para cantar a consagrada ária “A Rainha da Noite” de “A Flauta Mágica”, ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). A “Dança Eslava nº 8” do checo Antonín Dvorák (1841-1904) é a seguinte do programa.

Ospa comemora os 160 anos de Osório com concerto no Complexo Eólico da cidade

Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a orquestra dá continuidade ao concerto com a “Dança Brasileira n. 1” de Camargo Guarnieri (1907-1993). A expressividade portenha ganha vida com “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992). Por fim, contemplando os fãs da sétima arte, o repertório destaca populares trilhas de cinema: “O Poderoso Chefão”, de Nino Rota (1911-1979), e “Piratas do Caribe”, de Klaws Badelt (1967-). Como não poderia deixar de ser nesta época do ano, a apresentação encerra com a canção natalina “Ó Noite Santa” de Adolph Adam, com a soprano Raquel Fortes de volta ao palco.

Mais sobre Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Mais sobre Raquel Fortes (Solista – soprano)

A soprano Raquel Fortes é bacharel em Canto Lírico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2015, integrou a classe de jovens cantores do primeiro Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, onde trabalhou e apresentou Primeira Dama e Rainha da Noite da ópera “A Flauta Magica” de Mozart. Foi convidada a participar da 5ª edição da competição internacional Marcello Giordanni, na Itália, chegando à semifinal. Na UFRGS, fez parte dos elencos das óperas “Dido e Enéias” e “Orfeu”. Apresenta-se com as principais orquestras do estado. Atualmente, tem como orientador vocal o tenor Flávio Leite, além de participar de masterclasses com profissionais de carreira nacional e internacional.

Sobre a Fundação Ospa

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música.

A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o Estado, atingindo um público abrangente e diversificado. Orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída pelas séries Theatro São Pedro, UFRGS, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música no Museu, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais.

Mais informações em www.ospa.org.br.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp, Ventos do Sul e Audio Porto. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Concerto da Ospa em Osório | Série Interior
Homenagem ao aniversário de 160 anos do município

Quando: Dia 2 de dezembro de 2017, sábado
Horário: 20h
Local: Complexo Eólico de Osório (RST 101, km 4,5, Osório) – Estacionamento no Parque de Rodeios Jorge Dariva

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Leonard Bernstein: West Side Story
Giuseppe Verdi: Abertura da ópera “Nabucco”
Giuseppe Verdi: “Caro Nome” da ópera “Rigoletto”
Johann Strauss II: Vozes da Primavera
Wolfgang Amadeus Mozart: “A Rainha da Noite” da ópera “A Flauta Mágica”
Antonín Dvorák: Dança Eslava nº 8
Mozart Camargo Guarnieri: Dança Brasileira n. 1
Astor Piazzolla: Libertango
Nino Rota: O Poderoso Chefão
Klaws Badelt: Piratas do Caribe
Adolph Adam: Ó Noite Santa

Regente: Evandro Matté
Solista: Raquel Fortes (soprano)

Mariana Sirena

Comentários

Comentários