Geral

Palestra sobre Administração do Capital de Giro acontece em SAP

Gerenciar de forma correta o capital de giro de uma micro ou pequena empresa (MPE) demanda habilidade e aplicação de conhecimentos em planejamento financeiro. Empreendedores de Santo Antônio da Patrulha, terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre o tema na palestra Administração do Capital de Giro, que será realizada no próximo dia 20 de outubro. A ação é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) – por meio do Projeto Atendimento Individual do Litoral Norte Gaúcho -, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santo Antônio da Patrulha (Acisap).

A capacitação será realizada às 19h, na sede da Acisap, Avenida Paulo Maciel de Moraes, nº 1003. São oferecidas 50 vagas a empreendedores de Santo Antônio da Patrulha. As inscrições são um quilo de alimento não-perecível e podem ser feitas por meio do telefone (51) 3662.3030, ou pessoalmente, na sede da Acisap.

De acordo com o gestor do Projeto Atendimento Individual do Litoral Norte Gaúcho, Jonatas Goulart de Oliveira, a palestra encerra uma série de capacitações realizadas no segundo semestre deste ano, em Santo Antônio da Patrulha, focadas na área financeira das empresas. “O objetivo é sensibilizar os participantes sobre a importância do capital de giro, visando o aprimoramento dos processos de gestão na área financeira”, salienta.

Segundo ele, a palestra pretende mostrar aos participantes de que forma eles podem aplicar controles financeiros que viabilizem a formatação de uma estrutura de capital de giro em sua própria empresa. “Esse tema é uma necessidade comum dos empresários do município, ainda mais com a chegada do final do ano, quando a maioria das empresas investe na compra de mercadorias para os seus empreendimentos em virtude do aumento de demanda. Nesse caso, se a empresa possuir recursos de capital de giro, haverá possibilidade de comprar de seus fornecedores com desconto, pois terá recursos para pagar à vista”, assinala.

Segundo o consultor do Sebrae/RS que irá ministrar a palestra, Antônio Oliveira Júnior, algumas micro e pequenas empresas apresentam dificuldades para manter o capital de giro dentro de uma margem de segurança. “Para se ter um bom capital de giro é necessário organização e disciplina, além de um planejamento financeiro adequado para garantir os recursos que a empresa necessita para a reposição de estoques e mesmo para o pagamento de contas. É uma reserva que o empreendimento precisa ter”, diz. De acordo com o gestor, a palestra irá abordar tópicos sobre mercado e economia, e apresentar algumas situações verificadas em empresas relativas às condições da gestão do capital de giro. “A palestra visa sensibilizar os empresários sobre a importância desse recurso, que faz o negócio girar, por isso o termo capital de giro. Se o empresário não perceber essa necessidade, ele poderá encontrar imensas dificuldades para administrar e expandir seu negócio”, comenta.

A secretária executiva da Acisap, Maria Betriz Marques, entende que a parceria da entidade com o Sebrae/RS tem sido fundamental para a realização de capacitações que, aplicadas aos empreendimentos, contribuem para o crescimento das micro e pequenas empresas do município. “A entidade, juntamente com o Sebrae/RS, tem procurado focar essas capacitações em uma pluralidade de temas que possam auxiliar os empreendedores a decidir melhor sobre os rumos de seu negócio. Quem trabalha na administração de uma empresa necessita de informação e atualização. Por meio dessas capacitações os empresários têm informação precisa e rápida. Isso é de grande valor para o empreendedor”, destaca.

Até o final do ano, o Projeto Atendimento Individual do Litoral Norte Gaúcho pretende oferecer outras duas capacitações aos empreendedores de Santo Antônio da Patrulha: Preparando sua loja para o Natal, e Recrutamento e Seleção: como buscar talentos.

O Projeto Atendimento Individual do Litoral Norte Gaúcho tem como público-alvo candidatos a empresário e pequenas empresas de 0 a 2 anos distribuídas nos municípios do Litoral Norte Gaúcho. O Projeto tem como objetivo facilitar o acesso de empreendedores ao Sebrae e seus serviços por meio da disseminação de conhecimento, e de informações sobre gestão empresarial, empreendedorismo, abertura de empresas, inovação e acesso a mercados.

Comentários

Comentários