Educação

Palestra sobre consumo consciente e Feira de Escambo movimentam Osório

Na semana passada (24 e 25), o Campus Osório (IFRS) promoveu, por meio do projeto de extensão “Educação para sustentabilidade: uma abordagem interdisciplinar”, atividades de cunho educativo para incentivar o consumo consciente. Uma palestra e uma feira de trocas fizeram parte da programação, que buscou provocar uma mudança comportamental diante da realidade atual, conhecida pelos pesquisadores da área como “sociedade do consumo”.

O trabalho de mudança comportamental iniciou com a palestra “Consumo Consciente – o futuro é nosso”, ministrada por Marília Bossle, Mestre em Administração pela UFRGS. Aplicando conceitos de sustentabilidade, a professora apresentou estudos tem como foco os jovens – por serem os ícones do consumo atual. Também apontou 12 princípios norteadores do consumo consciente, entre os quais está o planejamento das compras, a avaliação da necessidade de adquirir determinado item e a reutilização de produtos e embalagens.

Nos dois dias de atividade, os alunos e servidores se envolveram com a troca de pertences, como livros, CDs, roupas e brinquedos, na Feira de Escambo. O objetivo era incentivar o aproveitamento, mostrando na prática que itens que não interessam mais a um aluno, podem servir a outros.

Segundo o coordenador do projeto, Nilo Barcelos, mais de 350 itens foram movimentados na feira de trocas, que teve resultados significativos, como aponta a estudante Fernanda Ferreira, do 3º ano do curso técnico integrado em Administração:

– Eu achei uma iniciativa brilhante, pois foi uma experiência totalmente nova para o campus, onde os alunos puderam pôr em prática o que vem sendo estudado sobre sustentabilidade. A feira não movimentou somente objetos, mas também ideias e conhecimentos -, declarou.

Comentários

Comentários