Variedades

Para Meirelles, queda de juros só pode ser feita com responsabilidade

A redução da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 12,75% ao ano, só poderá ser feita com responsabilidade, segundo afirmou hoje (5) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

“Essa queda tem que ser feita na medida do possível. Não conseguimos nada no Brasil com irresponsabilidade, com atitudes impensadas, demagógicas ou de curto prazo. Essa responsabilidade envolve uma queda gradual, que está acontecendo nos últimos anos”, afirmou. Segundo ele, a atuação responsável possibilitou ao país ter a inflação sob controle, expansão da classe média, aumento da renda e ganho das empresas.

Meirelles argumentou ainda que os juros reais (descontado a inflação) e a taxa de mercado são as mais baixas da história no Brasil. O presidente do BC disse que também há aumento de spreads (diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada aos clientes)  em todo o mundo devido à crise, mesmo com a queda de juros em vários países. Segundo ele, isso é uma “disfuncionalidade dos mercados”.

No Brasil, Meirelles espera que os spreads bancários voltem a cair aos níveis anteriores à crise ou até abaixo desses patamares. De acordo com Meirelles, o governo “está agindo com rigor”, buscando recompor o crédito e fazer com que o spread caia, com ajuda dos bancos públicos, que estimulam a concorrência e, por conseqüência, a redução do custo do dinheiro.

Comentários

Comentários