Colunistas

Para onde voam as águias? – Por Dom Jaime Pedro Kohl

IMG_1180-195x300111111111Esta reflexão foi encontrada na internet de autor desconhecido. Embora estejamos longe do “habitat” das águias, sempre é bom conhecer esta realidade. E pode nos ajudar a entender algo do mistério da ressurreição.

Alguém alguma vez já se perguntou para onde vão as águias quando vem a tormenta? Onde é que elas se escondem?

Elas não se escondem! Abrem suas asas – que podem voar a uma velocidade de até 90 km/h – e enfrentam a tormenta! Elas sabem que as nuvens escuras, a tempestade e os choques elétricos podem ter uma extensão de 30 a 50m, mas lá em cima brilha o sol.

Nessa luta terrível podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Possuem o instinto das alturas.

Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima.

Finalmente, elas também morrem, mas alguma vez alguém achou por aí um cadáver de águia? De galinha… talvez, de cachorro ou de pombo… quem sabe. Até de um bicho do mato nessas extensas estradas de reserva ecológica, mas cadáver de águia, dificilmente alguém encontrará.

Sabem por quê? Porque quando elas sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo.

Procuram com seus olhos o pico mais alto. Buscam as últimas forças de seu corpo cansado e voam a locais inatingíveis e ali esperam resignadamente o momento final.

As águias, até para morrer, são extraordinárias! Talvez por isso o profeta Isaías compara os que confiam no Senhor com águias: “Mas os que esperam no Senhor, renovam as suas forças, criam asas como águia, correm e não se afadigam, andam, andam e nunca se cansam” (Is 40,31).

Alguma vez podemos nos encontrar diante de desafios que parecem insuperáveis, mas lembremos: descanse no Senhor, passe o tempo com Ele, depois, parta para a luta, sabendo que após aquela tormenta, brilha o sol.

Ainda me faz lembrar o que Paulo escreveu aos Colossenses sobre o mistério da ressurreição: “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado a direita de Deus; cuidai das coisas do alto, não do que é da terra. Pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, cheios de glória”.

Um dia veremos sua glória, qual sol a brilhar radiante sem nada ofuscar e tudo iluminando.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osóriodomjaimep@terra.com.br

Comentários

Comentários