Paraíso das Miniaturas: nova atração em Torres
Para muitas pessoas as miniaturas são objetos colecionáveis e suas coleções ficam em estantes e são admiradas apenas por familiares e amigos. Em Torres, mãe e filha mudaram o rumo da história e as miniaturas viraram um empreendimento turístico. Desde o final de outubro de 2008, a mais bela praia gaúcha conta com o parque temático Paraíso das Miniaturas. No parque de miniaturas tudo é cópia da vida passada – resgatando a história – ou atual e encanta e atiça o imaginário e a curiosidade de crianças e adultos.
A idéia partiu de Maura Cony, 57 anos, que tinha uma coleção de miniaturas de motivos náuticos, e recebeu o apoio da mãe Ivone Cony, 81 anos. “Nunca imaginei virar empresária da área do turismo com essa idade, mas isso prova que podemos começar uma nova vida em qualquer idade”, destaca Ivone bem-humorada. “O entusiasmo, o pensamento positivo, a alegria e a vontade de viver é que me dão forças para enfrentar as dificuldades”, revela. Ela fala com emoção de cada detalhe que mais aprecia no parque, como a biblioteca com seus mini-livros e da miniatura de um antigo gabinete dentário.
Para fazer o parque no jardim de sua casa, elas levaram dois anos reunindo ou fazendo miniaturas e se dedicando à criação de cenários. “A minha veia de artesã ajudou muito”, comenta Maura, que fez muitos objetos com material reciclável. O parque tem cidades e vilas rurais em miniatura e recantos temáticos, como o crioulo, do pescador, o místico, o marítimo e náutico, o dos gnomos, entre outras atrações. Tem miniaturas de pessoas, casas, igrejas, veículos, ferramentas de trabalho, animais e outros objetos que compõem a cena dos recantos temáticos.
O novo ponto de visitação em Torres está localizado na rua Tancredo Neves, 900, no Bairro Centenário. No Verão, o parque Paraíso das Miniaturas está aberto das 14h às 20h, todos os dias e no Inverno, das 10h às 16h, de sextas a domingos. O ingresso é de R$ 12,00 para adultos e de R$ 6,00 para crianças e pessoas da terceira idade. Crianças com altura até 1,20m não pagam. Informações pelo telefone (51) 3605-2538 ou 9983-8351.