Parceria da Saúde com Apaes beneficia 26 municípios
A partir de agora, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de deficiência mental ou autismo receberão atendimento em Apaes de 26 municípios do Rio Grande do Sul. O serviço, que já operava em 19 cidades, foi ampliado hoje com a adesão de sete associações dos seguintes municípios: Bagé, Garibaldi, Três Cachoeiras, Canguçu, São José do Norte, Casca e São Borja. Além disso, representantes das Apaes de Três de Maio e Santo Antônio da Patrulha assinaram a renovação dos seus convênios. A assinatura foi realizada nesta segunda-feira (8), no gabinete do secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, em Porto Alegre.
Terra destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas Apaes e assegurou que o número de parcerias para a contratação das equipes de saúde será ampliado. Também salientou que a inclusão das Apaes no sistema é um grande avanço para todos, inclusive para as associações, que passam a contar com um aporte de recursos. Os valores podem variar, em média, de R$ 8 a 25 mil mensais, dependendo de alguns fatores como área de abrangência e número de pacientes atendidos.
O Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência Mental e Autismo da SES/RS destina-se a garantir e ampliar a assistência àqueles pacientes, cabendo ao Governo do Estado organizar a rede , de forma regionalizada. As 19 Apaes que atendem pacientes do SUS beneficiam as regiões Metropolitana e Litoral, Missioneira, Serra e Vales e estão localizadas nos seguintes municípios: Alegria, Giruá, Ijuí, Tenente Portela, Três de Maio, Santa Rosa, Santo Ângelo, Estrela, Lajeado, Teutônia, Torres, Santo Antônio da Patrulha, Panambi, Ajuricaba, Antônio Prado, Veranópolis, Bento Gonçalves, Camaquã e Esteio.
Participaram da cerimônia a diretora-geral da SES/RS. Arita Bergmann; a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Aglaé Regina da Silva; a presidente da Federação das Apaes do RS, Araci Ledo; e os prefeitos municipais de Três Cachoeiras, Valdir Raupp; de São José do Norte, Vicente Ferrari; de Bagé, Luiz Fernando Mainardi; e de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva.