Geral

Parlamentares lançam Frente para recuperar a extensão rural gaúcha

A Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural do Rio Grande do Sul foi lançada na manhã desta segunda-feira (09), na sala do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Estado. A iniciativa tem como objetivo elaborar medidas e ações para recuperar e reconstruir os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural gaúchos (Ater), principalmente os prestados pela Emater/RS-Ascar, que atende 492 dos 496 municípios gaúchos, totalizando aproximadamente 280 mil famílias de pequenos produtores rurais.

Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, o presidente da Emater/RS, Lino De David, os diretores técnico e administrativo da Instituição, respectivamente, Gervásio Paulus e Valdir Zonin, o delegado federal do MDA no Estado, Nilton Pinho de Bem, além de deputados estaduais, representantes de sindicatos e associações, e empregados da Emater/RS-Ascar.

Durante o ato de lançamento da Frente, foram discutidas questões relacionadas ao fortalecimento dos serviços de Ater no Estado, como a obtenção de recursos, incluindo nos orçamentos estadual e federal verbas próprias ao serviço de Ater, assim como ocorre para a área da saúde, educação e segurança pública; as parcerias com instituições de pesquisa para auxiliar no desenvolvimento da agricultura familiar no Estado; e o reconhecimento da filantropia da Emater/RS-Ascar.

O presidente da Emater/RS, Lino De David, destaca que, ao ser criada a Frente, coloca-se na pauta política a discussão do serviço de assistência técnica e extensão rural, que deve ser encarado como um instrumento de desenvolvimento social. Para De David, o serviço de Ater deve possuir caráter educativo e auxiliar na construção de cidadãos, incluindo nas discussões não apenas o agricultor, mas, também, as mulheres e os jovens rurais. O presidente da instituição também falou sobre as dificuldades enfrentadas pela Emater/RS-Ascar e as principais medidas para recuperar e aprimorar os serviços da empresa: a ampliação e a qualificação do quadro de empregados da empresa.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, falou sobre a importância da agricultura familiar para a economia do Rio Grande do Sul e como a Emater/RS-Ascar pode auxiliar na implementação das políticas públicas da SDR e do Governo Federal, principalmente as ações de combate à pobreza extrema, tendo em vista que 135 mil famílias de agricultores familiares recebem o bolsa-família no Estado. Para Pavan, faz-se urgente a recuperação do quadro funcional da Emater/RS-Ascar, já que, em 114 municípios atendidos pela instituição, há apenas um técnico para prestar o atendimento às famílias rurais, situação que compromete a qualidade do serviço prestado.

Ao final do ato de lançamento, o deputado Jéferson Fernandes, idealizador da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural no Rio Grande do Sul, elencou as principais medidas a serem adotadas para a recuperação dos serviços de Ater no Estado: mobilização política, alterar a legislação orçamentária, promover políticas públicas e o desenvolvimento rural sustentável e sistêmico, e reconhecer a filantropia da Emater/RS-Ascar.

Comentários

Comentários