Parque eólico de Osório produz 99% de sua capacidade
O parque eólico de Osório atingiu à 1h de segunda-feira (25), uma produção de 49,5% megawatts (MW) ou 99% da capacidade instalada. É a primeira vez que isso ocorre desde 5 de julho, quando o parque entrou em operação comercial, segundo informa o secretário de Energia, Minas e Comunicações, José Carlos Elmer Brack.
No total, o parque eólico de Osório produziu de 5 a 25 deste mês um total de 207 MW, com uma média diária de 9,9 MW. O local chegou a participar com 3,7% da produção estadual no dia 16.
O parque está subdivido em três parques – Osório, Sangradouro e Índios – e terá um total de 75 aerogeradores (25 por parque) e uma potência instalada de 150 MW, que vai quintuplicar a energia eólica produzida atualmente no país. Ela vai gerar quantidade suficiente para abastecer anualmente o consumo residencial de cerca de 650 mil pessoas em Porto Alegre e será adquirida pela Eletrobrás por um prazo de 20 anos.
Os Parques Eólicos, instalados com a mais avançada tecnologia do século 21 em energia eólica, que é a energia alternativa que mais cresce no mundo (cerca de 20% ao ano), colocam o Brasil e o Rio Grande do Sul no mapa mundial do desenvolvimento sustentável e em sintonia com as nações mais desenvolvidas do planeta.