Geral

Parque Municipal da Marambaia terá museu arqueológico em Arroio do Sal

O Sambaqui localizado na praia da Marambaia, no sul do município de Arroio do Sal, agora é um Parque Arqueológico. Os trabalhos para a implantação do parque iniciaram em setembro de 2011, com o acompanhamento da Prefeitura de Arroio do Sal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Desenvolvimento.

Entre as construções, um museu arqueológico com centro de visitações em área de 100 m². Para a conclusão das edificações, o município aguarda a avaliação e liberação do projeto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). À Fepam também cabe a liberação dos licenciamentos para as obras.

Os investimentos para a transformação do sítio em parque arqueológico é realizada pelo condomínio Parque das Figueiras por medida compensatória.

O Prefeito de Arroio do Sal Luciano Pinto da Silva recebeu no seu gabinete, na quarta-feira (18), a visita de um dos agentes imobiliários ligados ao condomínio, Luciano Machado, da Litorânea Imóveis, onde foi apresentada uma possível parceria com a
Universidade Luterana do Brasil – Campus Ulbra – para aproveitamento educacional da estrutura.

Luciano Machado estava acompanhado do Coordenador do curso de Ciências Biológicas da Ulbra, professor mestre Walter Castro Neto.

Conforme informou Luciano Machado o aceleramento das obras depende de ajustes de projeto e documentação. Ainda segundo ele, o parque que era pra ser concluído no final de 2011, teve prazo prorrogado pela exigência do IPHAN de projeto de musealização “Arroio do Sal entra no seleto grupo de cidades do mundo que possuem um parque natural com museu específico registrado e reconhecido no seu potencial arqueológico”, comentou Walter Neto no encontro.

Algumas peças já retiradas em pesquisas anteriores e que estão em Instituições do Rio Grande do Sul e Santa Catarina irão retornar para exposição no futuro Museu do Parque Municipal Sambaqui da Marambaia. A garantia foi dada pelo representante da Litorânea imóveis.

Ainda é preciso criar um sistema de Curadoria para que sejam recebidos os materiais arqueológicos provenientes de escavações no sambaqui da Marambaia.

Comentários

Comentários