Passarelas são colocadas ao longo da BR-101
A obra de duplicação da BR-101 sul (348 km) que vai de Palhoça (SC) até Osório (RS) é uma das maiores em execução hoje no país. Ao todo 25 cidades serão atingidas pelas obras.
Em locais onde existem grandes números de pessoas será dada uma importância maior a colocação de passarelas. Ao todo serão mais de 74 passarelas em todo o trecho. O objetivo desta obra de arte é sem dúvida garantir a segurança da população que utiliza constantemente a rodovia para se deslocarem de um lado para o outro (criança para irem à escola, por exemplo).
Além dos motoristas e pedestres, os animais também estão recebendo atenção especial e serão beneficiados com a duplicação.
Em toda a extensão da obra a Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA) executa 23 programas ambientais pertencentes ao PBA (Programa Básico Ambiental). Um deles é o de Proteção a Fauna e Flora. Todas as atividades deste Programa têm como objetivo final minimizar os impactos sobre a fauna e a flora existente no entorno e nas áreas limite do empreendimento.
Uma curiosidade é a colocação dos chamados passa-fauna (tubulação de concreto), espécie de passagem subterrânea para que os animais evitem atravessar a BR onde existe grande risco de atropelamento. Essas obras são feitas justamente no local que apresenta uma maior incidência de mata atlântica às margens da rodovia e consequentemente um grande número de espécies de animais.
Quem tiver a curiosidade de conhecer este tipo de obra, no município de Palhoça (SC), próximo ao Morro do Cambirela já existe um passa-fauna pronto. Você poderá perceber uma grande extensão de grades cercando o morro.