Patronos e homenageados da Feira do Livro são apresentados em Osório
Para apresentar os patronos, a homenageada e o xerife da 25ª Feira do Livro de Osório, a Secretaria Municipal de Cultura realizou uma solenidade no Gabinete do Prefeito, na última quinta-feira, 12.
Na ocasião foi apresentado o patrono Benito Izolan, representando também sua esposa, Yolanda Izolan; a escritora homenageada, Sueli Braga, e o professor Laboriou Dávila, eleito xerife da próxima edição da Feira do Livro.
Em seu discurso, o patrono Benito Izolan abordou temas como a história de Osório e da feira, além de fazer um agradecimento aos moradores “Eu e a Yolanda temos o orgulho de dever cumprido a essa comunidade que tanto nos recebeu. Muito demos a ela, mas também muito recebemos”, ressalvou.
A secretária Tâmara Carniel relembrou a história do evento no município e a solenidade “Essas pessoas há 40 anos foram os precursores da primeira Feira do Livro e hoje nosso maior intuito é apresentá-los a essa comunidade cultural”. A secretária também falou sobre o patrono: “Estamos muito felizes pelo professor Benito Izolan ter aceitado esse convite, que não é só da prefeitura ou da comissão, mas sim da comunidade, que também queria prestigiá-lo”.
O Prefeito Romildo Bolzan Júnior destacou a importância cultural do evento para o município. “A Feira do Livro é uma extensão de tudo que uma cidade pode produzir culturalmente. Por isso a feira tomou esta proporção e cada vez tem que ser maior, pois a estimulação a leitura não é apenas um gesto, mas também uma lembrança”.
Além da presença do Prefeito, da Secretária Municipal de Cultura e dos homenageados da feira, encontraram-se também, autoridades e funcionários municipais, representantes do Espaço Cultural Conceição, da Associação Cultural Sesmaria, a patrona e o xerife da edição anterior Feira do Livro, Marco Antônio e Teresa Gamba e demais representantes de movimentos culturais. Durante a cerimônia, também foram comentados sobre alguns dos eventos completares da feira, como o 3º Concurso Cata-Vento Literário.
Este ano será a 25ª edição da Feira do Livro, que acontecerá de 29 de novembro a 5 de dezembro, no Largo dos Estudantes. Realizada desde 1970 no município, em alguns anos a feira ficou restrita às escolas e a faculdade, não vindo a público. Apenas em 1985 retornou para as ruas.