PC de Osório tem serviço especializado: Disque Denúncia 197
A Delegacia de Polícia de Osório, do Departamento de Polícia do Interior (DPI), tem serviço especializado há três anos para tornar a cidade de Osório mais segura. Através do Disque Denúncia 197 ou (51) 3663.3388, o cidadão poderá informar fatos que possam ser de interesse policial ou que possam levar à identificação de pessoas envolvidas em atos ilícitos. Já houve um trabalho de divulgação com cartazes, folders, adesivos, para incentivar este tipo de serviço que é importantíssimo para a segurança pública.
O delegado de polícia titular da DP de Osório, Celso Santino Ferri, explica que o ideal é que o denunciante se identifique, mas se desejar ligar anonimamente, não terá problema algum. “O importante é fazer de nossa cidade um lugar mais seguro para se viver e o disque denúncia é um dos meios utilizados para essa finalidade. A idéia do disque denúncia surgiu através de várias Delegacias de Polícia e do próprio Estado, onde é utilizado o telefone 181, com o mesmo objetivo. O importante é que a população não tenha medo de falar o que de errado viu acontecer”, destaca Ferri.
O disque denúncia funciona nas Delegacias da seguinte maneira: o plantonista recebe um formulário que preenche com dados e informações referentes à denúncia que está sendo feita pelo cidadão. Após, ele é enviado ao setor competente, onde será realizada uma investigação preliminar. Comprovada a veracidade do delito, a polícia toma as providências necessárias para a resolução do caso.
Este tipo de serviço é uma forma da polícia confiar na comunidade que, através destas informações repassadas aos policiais, poderá ajudar na solução do crime com mais rapidez. O disque denúncia da DP de Osório também conta com o apoio da Polícia Civil Gaúcha, da comunidade osoriense e do Centro Empresarial de Osório (CEO).