Geral

Petrobras constrói instalações em SAP

A Petrobras já iniciou suas obras no município. Em parceria com a prefeitura, a estatal está construindo uma Estação Intermediária de Rebombeamento em Santo Antônio da Patrulha (Espat). A estação agilizará o envio do material combustível originário de Tramandaí com destino a Canoas, onde chega na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) para tratamento.

As obras começaram em novembro de 2006 e a previsão é que fiquem prontas até julho do ano que vem. Alberto Lopes, fiscal da Petrobras, afirma que a ampliação da Refap fez com que aumentasse sua capacidade de armazenamento. Por isso é necessário a criação de uma estação de bombeamento que dê conta da demanda. A escolha do distrito da Miraguaia foi uma questão geográfica. “Está no meio do caminho entre Tramandaí e Canoas” conclui Alberto.

A estrutura será dividida em três blocos. A central de processamento, totalmente automatizada, é o núcleo de comando do complexo. A casa de bombas conta com três turbinas que devem impulsionar o escoamento de materiais. Por fim, para que tudo isso seja possível é preciso energia. A Espat contará com uma central energética própria que fornecerá toda a eletricidade necessária ao funcionamento da estação.

Atualmente, conforme Alberto, trabalham na obra cerca de 120 pessoas. Porém, ele ressalta que, quando estiver tudo concluído, apenas um funcionário estará diariamente na Espat: o vigilante. O complexo será autogestor e funcionará sem a presença de empregados.

Comentários

Comentários