PF prende quadrilha que adulterava leite em pó integral
A Polícia Federal (PF) na Paraíba e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deflagaram hoje (15) a Operação Lactose. O objetivo é desarticular uma quadrilha que adulterava leite em pó integral, além de falsificar notas fiscais, sonegar impostos e corromper funcionários públicos.
Segundo nota divulgada hoje pela PF, foram expedidos sete mandados de prisão preventiva – um deles de prisão preventiva temporária – e 14 mandados de busca e apreensão, cumpridos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina.
A quadrilha atuava corrompendo funcionários do laboratório Lanagro, do Ministério da Agricultura, em Pernambuco para que o leite adulterado conseguisse a aprovação do órgão. As amostras de leite adulterado colhidas pela fiscalização eram trocadas por material de boa qualidade.
Os envolvidos, segundo a PF, foram indiciados por estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, corrupção passiva e ativa e crimes contra a saúde pública.