Piloto de Torres é destaque em eventos internacionais de balonismo
O piloto de balões Eduardo Melo, morador de Torres, está no Canadá participando do Festival Internacional de Saint Jean-Sur-Richelieu, que começou no dia 9 e se estende até domingo (17/8). Ele é convidado a participar de muitos eventos internacionais, pois faz parte de um seleto grupo especializado em pilotar balões de formatos especiais, conhecidos como Special Shape. Segundo Melo, são balões muito mais difíceis de pilotar, mais pesados e mais perigosos se comparados aos balões normais. Hoje, ele é o balonista brasileiro com o maior número de horas de vôo nesta modalidade, que é a grande sensação dos eventos.
No Canadá, ele está voando com o balão especial denominado de Espantalho. Em eventos internacionais ele também voa com um balão chamado de Casa Mal-Assombrada, como aconteceu em abril, quando esteve em dois festivais na Nova Zelândia (Balloons Over Waikato e Wairarapa Balloon Festival). Além de representar o Brasil, Melo aproveita para divulgar Torres e o Festival Internacional de Balonismo da cidade, cujo próximo evento está marcado para ocorrer de 30 de abril a 3 de maio de 2009.
Para este ano, o piloto de Torres está com a agenda lotada. Em setembro (13 a 21), ele representa o Brasil, com mais dois pilotos brasileiros, no Campeonato Mundial de Balonismo, que ocorre na Áustria, mas pilotando um balão normal. Em outubro (4 a 12), participará do maior evento de balonismo do mundo, o Albuquerque International Balloon Fiesta, nos Estados Unidos. Para terminar a temporada, Eduardo Melo participará de 14 a 17/11 do Festival Internacional de Globos que se realizará em León, no México. Nesses dois últimos voará com os balões de formato especial.