Educação

PIM de Santo Antônio é referência para tese de mestrado

O PIM – Programa Primeira Infância Melhor de Santo Antônio da Patrulha serviu de referência para a tese de mestrado da aluna Cristiane Kessler de Oliveira, no curso de pós graduação em Educação da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).

Cristiane que trabalhou no programa, na Secretaria Estadual da Saúde, apresentou nesta quinta-feira (08/09), no Qorpo Santo, o trabalho realizado no município. Participaram da atividade as visitadoras do PIM, Agentes Comunitários de Saúde, secretários municipais, vereadores, o prefeito Daiçon Maciel da Silva e a primeira dama Aglaé Regina da Silva, além da psicóloga Kenia Verch e a pedagoga Karine Fontoura, da Secretaria de Estado da Saúde.

O município patrulhense foi escolhido entre tantos que desenvolvem o programa no Rio Grande do Sul, por ser considerado modelo, realizando o programa de acordo com sua proposta metodológica.

O estudo de Cristiane se baseou na constatação e avaliação dos impactos do programa PIM nos modos de viver e de pensar das famílias atendidas, desde sua implantação, em 2003.

De acordo com Cristiane as mudanças apareceram e são significativas: “o PIM trabalha diretamente com gestantes e com as pessoas que cuidam das crianças, seja a avó, a mãe, e, o objetivo é fortalecer o vínculo desta relação. Pôde-se notar que em muitos casos lavar a louça ficou para depois de brincar com o filho, ou seja, a criança passou a receber mais atenção, relatou.” Ela também destacou a importância de estabelecer o protagonismo do papel da família de tornar seus filhos mais felizes, mais saudáveis e mais capazes.

O secretário Municipal da Saúde Ferúlio José Tedesco avaliou o PIM como o principal Programa da rede pública. Ferulinho disse que iniciativas como essa são capazes de prevenir doenças, baixo rendimento na escola, entre outros problemas da sociedade. “Por isso já ampliamos e nossa meta é ampliar ainda mais o programa em todo município, trabalhando de forma integrada com os Agentes Comunitários de Saúde,” informou.

O prefeito lembrou que em Santo Antônio da Patrulha também estão envolvidas no programa as Secretarias Municipais da Educação, Assistência Social e Cultura Turismo e Esportes.

O PIM é um programa do Governo do Estado que em parceria com o Município trabalha o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos, acreditando que a formação das mesmas se dá nos primeiros anos de vida.

Em Santo Antônio 13 visitadoras atuam semanalmente a domicílio e com palestras em grupos nas comunidades dos bairros Assis Brasil, Cartucho, Bom Princípio, COHAB, Vila Rica, Menino Deus, Saibreira, Santa Terezinha e Madre Teresa e no interior, em Evaristo e Barro Vermelho. Hoje recebem atendimento 215 famílias, 258 crianças. A Secretaria Municipal da Saúde informa que ainda três vagas para visitadoras estão abertas e devem ser preenchidas.

Comentários

Comentários