Vida & Saúde

Plano de Manejo de Dunas atinge 2° estágio em Arroio do Sal

A equipe do Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica CECO/IG/UFRGS, da Fundação de Apoio a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FAURG, apresentou no Plenário da Câmara de Vereadores de Arroio do Sal, a 2ª parte do Plano de Manejo das Dunas Frontais do Município, desenvolvimento em conjunto com a Prefeitura de Arroio do Sal.

O geógrafo e coordenador da equipe executora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Nelson Luiz Sambaqui Gruber, explicou que a segunda etapa do plano consistiu em definir 45 intervenções públicas relacionadas com a localização, a ocorrência, sua descrição e proposições de soluções no manejo, que representam aproximadamente 95% do plano final, que será enviado, no início de outubro, para avaliação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

“O objetivo foi pontuar as situações de conflitos, depois de um grande diagnóstico, na primeira fase, definindo os pontos críticos e as áreas conflitantes no uso, sem engessar as decisões do poder público”, mostrou Gruber.

“Arroio do Sal se encontra vulnerável frente às tempestades, na sua drenagem e nas condições marítimas”, ressaltou ainda o coordenador.

Nelson Gruber confidenciou que tem um carinho especial pelo município e destacou as positivas disposição e preocupação da administração. “No Litoral Norte é um município que demonstra cuidados, sempre atento, e que vem apresentando evoluções, sob o comando do prefeito Luciano Pinto, com atitudes pioneiras, pensando no futuro”, disse.

Conforme a equipe da UFRGS, a proposta visa elencar possibilidades e estratégias de manejos para a Prefeitura atuar em condições financeiras acessíveis, sempre em caráter provisório, já que o meio ambiente é variável.

A aprovação do plano pela Fepam dá autorização prévia nos problemas detectados. A implantação do Manejo, faz com que a Prefeitura de Arroio do Sal se habilite as licenças ambientais emitidas pela Fepam para investimentos, agilizando também processos de intervenção.

A exposição contou com as presenças do prefeito Luciano Pinto, do secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Desenvolvimento, Jerry Pinheiro, e seus colegas secretários, além de integrantes do Meio Ambiente do Executivo e da comunidade.

Luciano Pinto salientou que a preocupação maior é organizar a cidade. “Desenvolvemos os planos municipais de habitação, diretor, saneamento, identificando os problemas e aplicando as soluções corretas. Esta tem sido a tônica da nossa forma de administrar.

Este plano é motivo de orgulho e o Nelson já me confirmou que o projeto de Arroio do Sal será apresentado em um congresso na Espanha”, informou.

O Plano de Manejo das Dunas Frontais já realizou um levantamento da atual ocupação, conflitos de uso, recursos hidrográficos, vegetação existentes, pontos de erosão, áreas de proteção permanente, com a orientação da forma de uso e manejamento.

No sábado (24), o grupo de profissionais realizou um estudo no balneário sede, chamado de Planialtimétrico, definindo a área de prioridade no Plano de Manejo. Agora será criada uma imagem 3D das dunas para ser acrescentado no projeto.

Na equipe da UFRGS estavam presentes também os geógrafos Luciano, Rafael de Oliveira e Ricardo Franchini.

Comentários

Comentários