Geral

Plantio de arroz avança na região

Os arrozeiros gaúchos devem encerrar o plantio nos próximos dias, se não ocorrem fortes precipitações. De acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o processo atinge 86% da área prevista para o Estado e alguns municípios encerraram o plantio no decorrer desta semana. Prejudicada pelas chuvas de outubro, a região de Santo Antônio da Patrulha avançou no plantio e tem 79% da área plantada.

Segundo o presidente do instituto, Maurício Fischer, o plantio voltou ao normal e não apresenta mais atraso. Fischer reafirma que a expectativa do Irga é finalizar o processo até o final do mês. Quanto ao desenvolvimento da lavoura, o presidente considera satisfatório o andamento. “Em geral, a emergência e o estabelecimento inicial das lavouras estão bons”, afirma.

A Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul apresentam 92% da área semeada. Conforme o levantamento, na região de Guaíba o plantio chega a 78%. A região com maior atraso é a Depressão Central, com 72% do processo concluído. Para o agrônomo do Irga em Cachoeira do Sul, José Patrício Freitas, as enchentes do Rio Jacuí em outubro prejudicaram os produtores. “Grande parte das lavouras estão próximas do rio, o que causou atraso no preparo do solo”, esclarece Freitas.

O agrônomo acredita que nos próximos 15 dias a região terá concluído o plantio de arroz. A intenção de plantio foi revisada neste levantamento, com um acréscimo de 6 mil hectares. De acordo com o boletim, o Estado deverá plantar 1.044.763,00 hectares, sendo que 897 mil já foram plantados.

Comentários

Comentários