Polêmica envolvendo agricultores do Litoral Norte será debatida nesta sexta-feira
Trata-se da reivindicação da associação quilombola local de uma área de 4.564,4284 hectares – equivalente a cerca de 4.600 campos de futebol – incluindo o túnel e parte da BR 101.
O convite para o evento é uma iniciativa da Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores Familiares de Aguapés e a Associação Comunitária dos Proprietários em Defesa da Terra de Maquiné e Osório.
Desta forma, representantes e lideranças de diversas associações e entidades ameaçadas reúnem-se em plenário, segundo eles, para esclarecer a verdadeira dimensão do impacto no arranjo produtivo e no atual equilíbrio sócio-econômico existente da região. Ao sensibilizar e mobilizar as lideranças locais os pequenos agricultores de Osório e Maquiné querem deixar bem claro o absurdo da situação que estão vivendo.
A política de bastidor chegou a alardear uma iminente desapropriação de terras na região. É um trágico final para a agricultura familiar e fulminante impacto sócio-econômico no Litoral Norte gaúcho. A medida afeta diretamente cerca de 950 famílias – ou 3.800 pessoas – que vivem ou são proprietárias de terras e terrenos dentro desse perímetro. Cabe destacar que também serão atingidas outras 4.630 famílias, ou 18.800 pessoas, que vivem no entorno da região.
Veja também
» 06/08/11 às 10h07min – Pequenos agricultores se reúnem em Aguapés contra desapropriação de terras