População ajudará a fiscalizar veículos oficiais do Estado
A secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Maria Leonor Luz Carpes, e o diretor do Departamento dos Transportes do Estado (Dters), Ronaldo Nogueira, lançaram oficialmente, nesta terça-feira (11), o Projeto Cidadão Dirigindo o Rio Grande. A ação consiste na colocação de adesivos em todos os carros de serviço do governo, contendo, além do nome do projeto, o número de telefone (51) 3212-1900 e o e-mail cidadaodirigindo-dters@sarh.rs.gov.br, para que os gaúchos entrem em contato e informem como o veículo oficial está sendo utilizado.
Trata-se de um mecanismo de comunicação direta com a população, que poderá fiscalizar e dar sugestões acerca da frota oficial do Estado. Idealizador do projeto, Ronaldo Nogueira teve este como seu último ato na condição de diretor do Dters, já que nesta quarta-feira (12) assume o cargo de diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS). A direção do Dters fica a cargo do chefe de gabinete da SARH, Francisco Dimorvan Vieira, oficializada por meio de portaria assinada na ocasião pela secretária Maria Leonor.
A secretária destacou que o projeto é uma iniciativa inovadora, que se destacará no cenário nacional. Nogueira explicou que a ação pretende melhorar a utilização dos automóveis com apoio da população, que colaborará informando e denunciando o uso indevido e eventuais imprudências cometidas. “O resultado do projeto será fazer do Rio Grande do Sul, mais uma vez, modelo para o Brasil”, comemorou o diretor.
Nogueira destacou, em clima de balanço de suas ações à frente do Dters, ações como a redução de R$ 200 mil/ mês nos gastos com combustível, o uso responsável da frota de veículos do Estado e o auxílio aos municípios que apresentavam dificuldades na área, através de doações e transferência de veículos para utilização por outros órgãos.
“Este trabalho é fruto de um planejamento que nasceu aqui, neste departamento, e foi a assessoria técnica do Dters que proporcionou o seu desenvolvimento. Que cada um de vocês receba o nosso reconhecimento”, disse o diretor.
Instruções normativas
No ato, ainda foram assinadas pela secretária Maria Leonor duas instruções normativas para serem publicadas no Diário Oficial. Uma delas prevê a prestação de serviços de gerenciamento, controle e aquisição de combustíveis, lubrificantes e filtros para uso de órgãos da administração direta do Poder Executivo. A outra institui o plano de ação do uso dos veículos oficiais, dos órgãos e entidades no âmbito da administração pública estadual.
“Este é um momento importante para a Secretaria, em que se oficializam rubricas administrativas que beneficiarão as demandas do Estado. E o Dters tem um grande desafio a empreender, pois será um dos grandes pilares para as outras secretarias neste momento de reforma administrativa, desempenhando o papel de uma central de sistema”, acrescentou Maria Leonor.
O atual chefe de gabinete da SARH e novo diretor do Dters, Francisco Dimorvan Vieira, assume em caráter temporário. “Na verdade, estou aqui para dar seguimento à obra desenvolvida até agora da melhor maneira possível”, afirmou.
Diretora adjunta do Dters, Josefina Maria Fonseca Coutinho falou pelos servidores. Ela agradeceu a colaboração e o convívio harmonioso que tiveram com Nogueira. “O diretor nos deu liberdade para colocar as idéias em prática e formou uma equipe valorizando a individualidade de cada um de nós”, assinalou.