Portaria cria GT para reestruturação do Parque Estadual de Itapeva em Torres
A secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, assinou portaria que cria o Grupo de Trabalho (GT) para realizar análise técnica sobre as atividades e reestruturação da prática de campismo, bem como definir a capacidade de carga e infraestrutura na área de uso público do Parque Estadual de Itapeva, no município de Torres. O GT é constituído de 11 servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e deverá concluir o parecer técnico em até 180 dias.
O Parque Estadual de Itapeva possui uma área de uso público, com espaços para camping, que está fechada por problemas em suas redes hidráulica e elétrica desde o ano passado. Além desses consertos faz-se necessário um estudo da capacidade de carga, por ser um espaço de preservação ambiental.
Conforme a secretária Jussara Cony, o parque deverá receber R$ 400 mil para investimentos. Os recursos estão disponíveis desde 2006, e têm como origem a lei de compensação ambiental dos Estados por obras em estradas federais. A lei destina 0,5% do valor do empreendimento para aplicação exclusiva em alguma unidade de conservação. Neste caso, a fonte dos R$ 400 mil é a duplicação da BR-101.