Posto da Inspetoria veterinária é instalado em Maquiné
Antes do posto ser instalado em Maquiné alguns serviços como, a emissão de Guias de Trânsito de Animais (GTA), o controle vacinal (aftosa e brucelose), a autorização de abate para o consumo próprio, e outros procedimentos eram realizados no município vizinho de Terra de Areia. Com isso, os fatores tempo e distância dificultavam bastante a vida dos pecuaristas, como relatam Luciano Dalpiaz, e Carlos Roberto Dewes.
Durante a cerimônia estiveram presentes o Prefeito de Maquiné, Alcides Scussel; o Vice-Prefeito, Éder Rech; o Supervisor Regional da Secretaria de Agricultura da Região de Osório, Flávio Cunha; o Coordenador da Secretaria de Agricultura do Estado, Lauri Weber e o veterinário responsável pela Inspetoria de Terra de Areia, Cássio Ferrrer.
Além desses, também participaram da reunião secretários municipais, vereadores, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater-Ascar/RS, Fepagro e alguns pecuaristas.
Durante a sua fala Flávio Cunha destacou a importância desse trabalho e de tudo que é feito nesse sentido, principalmente quando é voltado para o pequeno criador. Já Lauri Weber ressaltou o interesse dos municípios em implementarem um posto da Inspetoria Veterinária. “O município precisa ver a agricultura como uma estratégia para o seu desenvolvimento, assim a administração pública precisa manifestar o interesse em ter um posto da Inspetoria Veterinária”, disse. O veterinário Cássio Ferrer lembrou a importância dos pecuaristas de Maquiné saberem da existência do posto, assim como se conscientizarem que ao criar um animal eles também contribuem na formação da cadeia produtiva. “O produtor deve cumprir com as suas obrigações, principalmente na vacinação do seu rebanho”, afirmou ele.
Por fim, o Prefeito Alcides Scussel, e o Secretário da Agricultura Nazareno Inácio Dalpiaz agradeceram ao Governo do Estado, pois foi através dele que a vinda desse posto foi viabilizada para Maquiné. O Prefeito Alcides Scussel destacou que esse posto terá como principal objetivo melhorar a qualidade da sanidade animal da região.
Minutos após a cerimônia a primeira Guia de Trânsito de Animais foi emitida ao pecuarista Pedro Baluck.