Vida & Saúde

Posto de Saúde inaugura em prédio moderno e com novo atendimento em Osório

Já está em funcionamento o Posto de Saúde Dr. Flávio Silveira, no bairro Sulbrasileiro, no município de Osório. A inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 25, com a presença da comunidade, autoridades e de familiares do médico pediatra, falecido em 2005, que foi homenageado com a colocação do seu nome no posto. A obra de 2.297m²  foi realizada pela Prefeitura de Osório, com um custo de 4 milhões de reais.

Na cerimônia que teve a participação da Banda e Coral municipais, a família do Dr. Flávio foi homenageada, com a entrega de um buquê de flores para a professora Glauce Ilgenfritz Silveira, viúva do homenageado. Na ocasião, foi lida uma mensagem, em nome da família, escrita por uma das filhas do Dr. Flávio que é jornalista e reside em Buenos Aires.

Nela, a filha Fernanda, descreveu como era o seu pai e o quanto ele estaria orgulhoso de ver o crescimento da cidade de Osório e de um posto de saúde como aquele sendo usado pela população, principalmente pelas crianças que serão atendidas no local. “Fico feliz com a merecida homenagem e ele deve estar admirando Osório crescer e esperando que este posto de saúde sirva a quem precisar com o mesmo carinho e dedicação que ele o fez”, dizia a mensagem lida no cerimonial.

No seu discurso, o Secretário Municipal da saúde, Eduardo Abrahão, enumerou todos os serviços oferecidos pela Secretaria e as melhorias implantadas na atual Administração Municipal como a fisioterapia à domicílio, o atendimento de psicólogas nos Postos de Saúde da Família, a ampliação da Casa Aberta, que realiza atendimento psicossocial , a contratação de mais especialistas para a rede municipal de saúde. “Queremos acolher as pessoas, realizar um atendimento de qualidade, ser uma instituição que acolha, como sempre acolheu em vida os seus pacientes, o Dr. Flávio”, disse o Secretário.

O Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, destacou que além dos equipamentos e prédio moderno, o novo posto pretende implantar um novo tipo de atendimento à população. “Aqui não será expediente comercial que fecha ao meio-dia, aqui irá se trabalhar sem fechar ao meio-dia, sábados, domingos e feriados, queremos uma nova cultura de atendimento para as pessoas neste local, que seja a expressão da resolução, da boa saúde”, disse o Prefeito. Sobre a homenagem ao Dr. Flávio, o Prefeito ressaltou a importância de valorizar as grandes personalidades da cidade e seus exemplos de vida. “A homenagem é pequena em relação à sua grandiosidade como pessoa e profissional e muito merecida”, afirmou o Prefeito.

Após a benção realizada no local pelo padre Hilário Sozo, ocorreu o desenlace da fita inaugural e o descerramento da placa com o nome do posto. Todos os presentes puderam conhecer as dependências do Posto de Saúde que irá funcionar das 8h às 20h, a partir de hoje, na rua Garibaldi, 255. Enquanto a cerimônia ocorria, pacientes já estavam sendo atendidos.

No local, vão funcionar todos os serviços referentes à saúde no município como a farmácia, a vigilância sanitária, além da própria Secretaria Municipal de Saúde. Outros serviços ainda serão disponibilizados no local como eletroencefalograma, eletrocardiograma, além dos que já ocorriam no antigo Posto Central. Ao todo, são mais de 100 profissionais envolvidos no atendimento do Posto de Saúde que costumava atender , no antigo posto, cerca de 2.200 pacientes por mês.

Dr. Flávio Silveira: uma referência no atendimento às crianças 

O novo posto de saúde de osório leva o nome do médico pediatra Dr. Flávio de Andrade Silveira, falecido em 2005, era filho do também médico, Dr. Mário Azevedo da Silveira e da professora Clélia de Andrade Silveira. Natural de Osório, nascido em 8 de novembro de 1942, Flávio estudou no município de Osório até o ginásio, cursando o científico no IPA, em Porto Alegre. Em 1962, ingressou no curso de medicina da Ufrgs, onde se formou em 1968, fazendo a sua especialização em pediatria na santa casa onde atuou por dois anos. Em 1969, passou a atender aos sábados no município de Osório para em 1971, fixar residência na cidade.

Além do consultório particular, durante toda a sua vida profissional trabalhou no Hospital São Vicente de Paulo, onde por 27 anos fez plantão de sobreaviso e atuou por 36 anos. Através de concurso público trabalhou no Posto de Saúde do município de Osório. Por ter dificuldade em conciliar seu consultório particular com o trabalho no Posto, pediu redução de vaga-horário e algum tempo depois demissão deste emprego. Devido à sua reconhecida competência era convidado a dar palestras na rede escolar de ensino médico e superior em Osório e a dar entrevistas na rádio local, onde acabou realizando um programa semanal que muito o satisfazia pelas orientações médicas que ajudavam a comunidade osoriense.

Recebeu vários troféus pelo reconhecimento ao seu trabalho exercido junto ao município e litoral: em 1994, recebeu o troféu destaque profissional liberal, em 1998, a medalha mérito osoriense, em 2003, foi homenageado com uma placa pela câmara de vereadores de osório que exaltou seus 35 anos de atividade médica. Em 2005, pouco antes de falecer, recebeu novamente o Troféu Mérito Osoriense, em julho de 2005, foi inaugurado o auditório do hospital de Osório que leva o seu nome.

Na vida pessoal, foi casado com a professora Glauce Maria Ilgenfritz Silveira, deixando três filhos e um neto: Daniela, dentista, casada com Luciano Graef, pais do Bernardo, Mário, advogado e Fernanda, jornalista, residente em Buenos Aires.

Comentários

Comentários