Vida & Saúde

Postos de Saúde da Família vão contar com o atendimento de Psicólogo em Osório

A partir de junho, os Postos de Saúde da Família, em Osório, vão contar com o trabalho de um Psicólogo. A novidade faz parte de um projeto piloto da Secretaria Municipal da Saúde para melhorar ainda mais o atendimento nos postos de saúde.

O atendimento deve ocorrer, inicialmente, nos PSFs dos bairros Medianeira, Albatroz e Caravágio. O Secretário da Saúde Eduardo Abrahão destaca  que o atendimento nos PSFs, está tendo uma avaliação positiva da população e que o novo serviço pretende ampliar a atuação dos postos. “É um projeto piloto que nós vamos iniciar nesses três PSFs, se der certo, e nós acreditamos que vai dar, para nós implantarmos nos demais também”, afirmou Abrahão.

Além do psicólogo que irá atender nos postos, em junho, já está à disposição na rede municipal da saúde os serviços de especialistas como: pneumologista, proctologista, gastroenterologista, dermatologista, oftalmologista, urologista e neurologista, além das especialidades já disponíveis no Município. Com isso, as pessoas não precisam mais se deslocar até Porto Alegre ou outra cidade para realizar consulta com estes profissionais, evitando gastos e transtornos.

Outra novidade na área da saúde, é a conclusão das obras do Posto Central que tem previsão de estar funcionando no início de julho. O posto localizado junto ao Inss, será transferido para o novo prédio, na rua Garibaldi. Outro projeto da Secretaria da Saúde, juntamente com a Susepe, será o funcionamento de um PSF prisional que funcionará dentro da Penitenciária Modulada de Osório  e terá um Dentista, um Médico e um Técnico em Enfermagem.

O objetivo é atender a comunidade carcerária, sem precisar realizar o deslocamento dos presos até os postos ou hospital. Através do PSF prisional será possível fazer um controle das doenças infecto-contagiosas como Aids, sífilis, hepatite, hanseníase e tuberculose.

Comentários

Comentários