Prefeito de Arroio do Sal diz que AMLINORTE tem que potencializar desenvolvimento da região
Em seu pronunciamento, o novo presidente da AMLINORTE, o prefeito de Arroio do Sal Luciano Pinto da Silva disse que a entidade é o instrumento fundamental de desenvolvimento do Litoral Norte e que pretende unir seus pares para mostrar a importância da região para o Estado do Rio Grande do Sul.
“O maior desafio dos prefeitos é o trabalho para liberar de recursos para as obras dos municípios em um ano eleitoral, onde os prazos são menores. Neste sentido vamos ter o contato intensificado e constante com a Caixa para que os obstáculos sejam ultrapassados”, ressaltou o presidente empossado.
Luciano Pinto agradeceu aos prefeitos que proporcionaram a oportunidade de representar não só a classe, mas de liderar as iniciativas de busca pelo maior crescimento da região que tem potencial de infraestrutura e inúmeras belezas naturais.
“O Governo do Estado anunciou que o recente sistema de videomonitoramento para segurança instalado na região é exemplo para a América Latina. Então a AMLINORTE é também uma referência da mesma amplitude”, observou.
Dentre as homenagens realizadas pelo presidente da AMLINORTE, Luciano fez uma referência especial ao trabalho da sua antecessora, a prefeita de Capivari do Sul, Glacy Delis da Conceição Osório.
“Quero parabenizar a prefeita Maninha pelo papel desempenhado no fortalecimento da Associação, mas já fizeste história quando assumiu como a 1ª mulher presidente da entidade”, destacou.
Muito feliz na solenidade, Luciano Pinto ainda ressaltou a importância da presença e o prestigiamento de autoridades da região como o Secretário Estadual de Saúde, o deputado estadual Ciro Simoni, e o deputado federal Carlos Eduardo Vieira da Cunha.
Agradeceu também o apoio do seu colega e integrante da sua diretoria para 2012, como tesoureiro, o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Jr., também presidente estadual do PDT. Participam também da chapa empossada os prefeitos de Xangri-lá Celso Bassani Barbosa, como vice-presidente, e de Cidreira, Roberto Pires Camargo, ocupando o cargo de secretário da associação.
Entre as iniciativas que devem ser tomadas pela nova diretoria, a aproximação com os órgãos reguladores, Ministério Público, Fepam, no sentido de desentravar o desenvolvimento da região, e ampliar os prepartivos para a Copa de 2014, incluindo o Litoral Norte nos roteiros de visitas.
“Os prefeitos já matam um leão por dia em suas administrações. Os debates têm de ser ampliados para superarem demandas e angústias. Vamos convidar todos os agentes para promoção de crescimento e organização. Mas tudo isso passa pela força e a união da entidade”, concluiu o prefeito de Arroio do Sal Luciano Pinto.
Para o Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS,foi reconduzido como presidente, o prefeito de Terra de Areia, Joelci da Rosa Jacobs (Pardal), que tem na diretoria o prefeito de Caraá, Nei Pereira dos Santos (vice-presidente), prefeito de Morrinhos do Sul, Leandro Borges Evaldt (Secretário) e o prefeito de Itati, Carlos Chaves (tesoureiro).