Prefeito de Torres acredita na vitória da luta do Pré-sal
A emenda Ibsen prevê a alteração de concessão para partilha, onde a União fica com 40% dos royaties recebidos pelo Petróleo e o restante – 50% de participação especial da produção de petróleo em águas territoriais do país – seja distribuído igualmente entre os municípios. João Alberto acredita na vitória de mais esta bandeira, “O Estado poderá passar a receber até 2 bilhões e essa ação vai contemplar todos os municípios. Estamos mobilizando o maior número de vereadores, senadores e deputados para enviar moções a favor da derrubada do veto”.
Os peemedebistas estão mobilizando uma caravana em prol do Pré-sal. No próximo dia 24 de agosto, uma comitiva peemedebista liderada pelo sec. geral do PMDB João Alberto Machado, irá a Brasília para pressionar o Governo Federal pela divisão igualitária dos royalties do Petróleo. Na ocasião os líderes irão entregar oficialmente – ao presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp – as moções dos parlamentares gaúchos com o objetivo de derrubar o veto à Emenda Ibsen, vetada pelo presidente Lula. “Precisamos da força de todo o partido em busca da defesa das causas do povo do Rio Grande e de todos os brasileiros. Agora, essa é a nossa bandeira e seremos vitoriosos.”, afirma o João Alberto.
O presidente das Associações de vereadores, Ivan Trevisan e o mentor da emenda Ibsen Pinheiro, também estão juntos à frente desta mobilização definida durante o encontro que contou com a participação de cerca de 200 vereadores – que estarão em Brasília -, além do Deputado Federal e Presidente da Frente Mista do Pré-Sal, Alceu Moreira e Deputado Estadual, Edson Brum, que ressaltaram o intenso trabalho de João Alberto junto a base partidária.
A derrubada do veto à emenda será votada no dia 15 de setembro. “Não queremos apenas a mobilização de líderes políticos, mas esperamos a inciativa de toda população por esta causa nobre e justa”, solicita o secretário, João Alberto.