Prefeitura coloca placas alertando sobre ninhos de corujas em Imbé
Com o período de reprodução entre março e abril, é muito comum encontrar estas corujas próximas de dunas e terrenos baldios. As placas foram colocadas na beira mar nos arredores das avenidas Caxias, São Luiz e Carazinho, na Praça do DAER e ao lado do Ginásio Municipal Engenheiro Floreal Sala.
O maior inimigo da coruja buraqueira é o homem, visto que, por ser uma ave de rapina, essa espécie quase não tem predadores naturais. Entretanto, o danoso trânsito de carros sobre a vegetação da praia é o principal fator da destruição da coruja-buraqueira, pois ao passarem sobre a boca dos ninhos, esses veículos soterram o túnel, matando mãe e filhotes asfixiados debaixo da camada de areia em que se encontram.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca ressalta que a proteção dos ninhos das corujas funciona como uma espécie de “guarda-chuva”, uma vez que acaba protegendo outras espécies da fauna costeira, como lagartos e tuco-tucos, por exemplo.
A comunidade pode informar outros locais onde tenham mais ninhos e também ajudando no cuidado dos ninhos e placas, através do email: turismoimbe@hotmail.com ou no telefone: (51) 3627-4866.