Geral

Prefeitura cria projeto “Vendendo o meu Peixe” para pescador artesanal em Torres

Pescadores artesanais e aquicultores de Torres em breve serão contemplados com o projeto  “Vendendo o meu peixe” que será realizado pela Prefeitura de Torres. Técnicos do município e pescadores artesanais somam esforços para que já na próxima Páscoa sejam apresentados os primeiros resultados do projeto. O objetivo é abrir mercado para este segmento e fazer com o peixe seja oferecido ao público por valor mais acessível. A previsão é de que cerca de 30 famílias da área sejam atendidas.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e da Pesca, José Vanderlei Brocca, o projeto foi desenvolvido por esta gestão, aproveitando um caminhão frigorífico  que se encontra na Secretaria cedido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e também recurso de R$ 100 mil proveniente da Participação Popular e Cidadã. A contrapartida do município é de R$ 20mil que deve ser usado em prestação de serviço. O que vai definir o início do projeto é o processo de licitação, etapa iniciada por estes dias, para aquisição de vários equipamentos como balcão frigorífico, banca, piscinas, balanças, entre outros.

O projeto consiste em três subprojetos. Deve começar pelo Peixe no Bairro onde o caminhão frigorífico  vai conservar o produto para a venda; o Feira do Peixe que vai comercializar o produto na Páscoa em local ainda não definido e, por último, o Festival do Peixe, que deve ser realizado junto ao 26º Festival Internacional do Balonismo com um ponto que venderá vários produtos  elaboradoras com peixe. Os produtores interessados devem buscar mais informações junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Pesca.

Comentários

Comentários