Geral

Prefeitura de Maquiné inicia em março oficinas para comunidades quilombolas

No município de Maquiné algumas regiões, como as localidades de Morro Alto e Faxinal do Morro Alto, dentre outras, foram reconhecidas nos últimos anos como comunidades de famílias remanescentes de quilombolas.

E para essas famílias a Prefeitura Municipal de Maquiné, através da Secretaria de Assistência Social, conseguiu juntamente à Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, o repasse de R$ 40 mil para serem investidos na realização do Projeto OASF (Orientação e Apoio Sócio Familiar).

Esse projeto inicia em março e será realizado com mais de 50 famílias residentes no território quilombola. Dentre os seus objetivos; fortalecer os vínculos familiares das famílias e de seus membros em situação de risco e vulnerabilidade social; assegurar que as ações, no âmbito da assistência social tenham centrabilidade na família; promover a inclusão produtiva; implementar ações socioeducativas e promover a integração sociofamiliar, serão os aspectos mais trabalhados nesse projeto.

Com encerramento previsto para o mês de agosto o OASF desenvolverá juntamente às famílias oficinas profissionalizantes (como de manicure e pedicure, corte e costura e de artesanato), e outras atividades que proporcionem a inclusão produtiva do sujeito no mercado de trabalho. Já para as crianças, atividades lúdicas e esportivas serão desempenhadas por profissionais especializados.

Mas para participar os interessados devem fazer parte do cadastro único (banco de dados do governo federal). Enquadrados no cadastro único, basta somente se dirigir até o dia 30 de março ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que fica localizado junto a Secretaria de Assistência Social de Maquiné.

Comentários

Comentários