Prefeitura de Osório troca fornecedor de materiais para ensaibramento
O Município de Osório, há duas semanas, teve o fornecimento de material para ensaibramento das estradas interrompido após a verificação da má qualidade do material fornecido e pouca quantidade. De imediato, a Secretaria Municipal de Obras, Saneamento e Trânsito notificou a empresa que pediu prorrogação para o prazo de justificativa que não foi aceito e teve o seu contrato rescindido, gerando atrasos no ensaibramento das estradas municipais.
Segundo o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Obras, Dalfeu Vaz, a empresa que teve o seu contrato rescindido não estava cumprindo o contrato. “Na licitação foi pedido saibro peneirado e nos foi fornecido saibro com pedra. Além disso, o saibro era muito argiloso, virando barro na estrada e em pouca quantidade. No contrato o estabelecido era 200m³ por dia de saibro e a empresa estava com dificuldade de fornecer essa quantidade”, relatou Dalfeu.
Depois que o problema foi detectado, o setor jurídico da Prefeitura encaminhou uma notificação no último dia 18 para a empresa, dando prazo de 72 horas para a normalizar a quantidade e qualidade do material fornecido. Como isso não ocorreu, o contrato foi rescindido.
O Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Junior esclarece que o problema está sendo resolvido desde o começo. “Nós estamos enfrentando, neste momento, uma crise de fornecedor. O nosso fornecedor venceu a licitação, recentemente, de material para recapeamento de saibro das estradas municipais e isso é uma coisa inédita para nós porque nós estávamos com sobra de fornecedor, estávamos com tranquilidade de fornecimento. Com a troca do fornecedor, encontramos, em primeiro lugar, um material diferente do que estava sendo fornecido, com escassez de fornecimento, com qualidade diferente e isso nos complica a manutenção”, afirmou o Prefeito.
O Prefeito ainda informou que não há nenhum problema de estrutura da Secretaria Municipal de Obras, Saneamento e Trânsito. “Nós não tivemos nenhum problema de estrutura, sobre a qual nós estamos amplamente servidos. A Prefeitura melhorou muito os seus serviços e estrutura, nós continuamos com as mesmas condições de trabalho, porém, não estamos com o mesmo fornecimento e estamos tomando as providências necessárias, do ponto de vista público, para resolver essa questão da regularização do fornecimento com a troca do fornecedor. Não é uma situação que nós desejamos, mas é uma situação que aconteceu e, para a sua regularização, ela demanda um procedimento que não é privado, ou seja, o privado simplesmente interrompe o fornecimento e troca de fornecedor, o público tem outro regramento e sobre isso e dessa forma é que estamos atuando”, esclareceu Bolzan Junior.
Quanto à retomada das obras de conservação das estradas municipais, elas devem iniciar em breve. “Creio que, dentro de uma semana, teremos absoluta recomposição do fornecimento e estaremos regularizando e mantendo os nossos serviços de conservação das estradas municipais absolutamente em dia, como sempre o fizemos. A Secretaria de Obras não tem nenhuma culpa sobre isso, aliás, o secretário sofre críticas, absolutamente, indevidas porque a cidade nunca esteve tão bem cuidada, limpa, bem conservada, pintada, florida, como está neste momento e as questões de patrolamento sofrem absoluta regularidade. Muitas vezes não temos os materiais adequados para colocar por esta questão do fornecedor, não é problema de falta de pagamento, não é problema de falta de nada, é, absolutamente, problema de fornecimento, que fugiu ao nosso controle e do qual estamos buscando essa regularização”, disse o Prefeito.
“Nós temos 170 km de estradas para conservar, vamos fazer o nosso serviço de manutenção com a Secretaria da Agricultura dentro das propriedades, todos os serviços que, regularmente, vínhamos fazendo. Nós ainda estamos numa situação aceitável e vamos fazer um mutirão absolutamente intenso para que todas as estradas tenham conservação. Admiro-me que, nesse momento, de uma pequena crise de fornecimento que estamos tendo, não por culpa nossa, cria-se essa demanda artificial porque o município de Osório, na verdade, possui uma crise, mas não um problema e vai resolvê-lo, absolutamente, com a maneira mais adequada. Em uma semana, uma semana e meia, estaremos regularizando toda essa questão de manutenção das nossas estradas do interior do município de Osório”, esclareceu o Prefeito.
Com o problema gerado pela empresa que fornecia material para o ensaibramento das estradas municipais, a Prefeitura de Osório está chamando a empresa que ficou em segundo lugar no pregão eletrônico, para que esta realize o fornecimento de material para a manutenção das estradas.