Educação

Prefeitura de Torres implanta projeto de verão na Escola Zona Sul

Dados do Ministério do Trabalho apontam como baixo o índice de trabalho infantil em Torres. No Litoral é também o Município com o menor índice de exploração desta mão de obra. E para continuar desta forma, a Prefeitura de Torres, por meio do programa Educar Faz Bem da Secretaria Municipal de Educação, instituiu o projeto de Verão Zona Sul oportunizando aos alunos da unidade de ensino um atendimento educativo durante o período de férias. As atividades, que ocorrem de dois de janeiro a 10 de fevereiro, das 9h às 15h, contam com atividades socioeducativas diversificadas.

Participam do projeto 80 alunos, com idade entre cinco e dez anos, que são divididos em quatro turmas. Cada turma possui dois professores, sendo um monitor e o outro oficineiro. No período em que estão na escola às crianças participam de brincadeiras, passeios, jogos, cinema, ações ambientais, jogos no computador, teatro e dança. Também recebem três refeições diárias: café da manhã, almoço com sobremesa e lanche da tarde. O cardápio é elaborado de forma a suprir 70% da necessidade energética das crianças. Ele é elaborado por nutricionista que tem privilegiado verduras e legumes da época e outros produtos ricos em nutrientes e evitado produtos industrializados.

“Este projeto é muito importante para os pais, à maioria trabalhadores, que passaram a ter um local apropriado para deixar os filhos enquanto trabalham durante a temporada de veraneio”, explica a secretária de Educação, Léa Gállio Gründler. Ela ainda destaca que em alguns bairros da Zona Sul algumas questões de vulnerabilidade social são latentes e com o projeto é possível evitar que as crianças entrem em contato com situações de risco. “Conseguimos combater a exploração do trabalho infantil, tirar as crianças do ócio e evitar desta forma a drogadição e a violência”, reitera. É ainda uma forma dos professores efetivados no último concurso contribuírem com a comunidade e compensarem o tempo de trabalho.

Comentários

Comentários