Prefeitura de Torres inicia mais três cursos para moradores da Zona Sul
Nesta edição serão realizadas oito oficinas, das quais três para o público com idade entre 7 e 17 anos e as restantes para maiores de 18 anos. Na quinta-feira (31/04), o secretário de Ação Social, Carlos Monteiro participou da aula inaugural de mais três cursos do programa: artesanato com material reciclado, cabeleireiro e futebol e recreação.
“Queremos prestar assistência, mas principalmente proporcionar ferramentas de mudança sociais”, ressaltou o secretário de Ação Social, Carlos Monteiro. Conforme a coordenadora do programa Emancipar em Torres, a assistente social Jorgina Cardoso Ribeiro, o objetivo principal é proporcionar escolhas à comunidade e seus moradores. “Podemos influenciar positivamente o futuro, promovendo a emancipação e o empoderamento das pessoas”, disse.
Oficina de Artesanato Reciclado
Vinte mulheres participam da oficina de artesanato reciclado no salão pastoral do bairro Guarita. As aulas iniciaram na quinta-feira (31/03) com a confecção de pufes de garrafa pet. As oficinas são ministradas pela oficineira Geissa Zavarize. O objetivo é capacitar as participantes para a inserção no mercado de trabalho e geração de renda. Também proporcionam consciência ecológica ao meio ambiente, visto que as garrafas costumam ir para o lixo. “A oficina demonstra que produtos que normalmente são descartados podem ser reaproveitados como fonte de renda e o lixo é transformado em luxo”, diz o secretário de Ação Social, Carlos Monteiro.
Oficina de Cabeleireiro
Vinte cinco beneficiadas do Programa Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade e risco social participam da oficina de cabeleireiro. O objetivo é capacitar profissionalmente para a inserção no mercado de trabalho, proporcionando possibilidades futuras para melhor perspectiva de vida. As aulas ocorrem semanalmente no Centro de Convivência Zona Sul e incluí aulas teóricas e prática, com oficineira Mara Rosane Fagundes. Para a realização do curso a Secretaria de Ação Social oferece todo material necessário como: espelhos de tamanhos variados, escova de cabelo, pente, prendedores de cabelo, secador de cabelo etc.
Educação física e recreação
Simultâneo as oficinas de geração de renda o programa também contempla crianças e adolescentes. Para eles são oferecidas atividades de educação física por meio do futebol e atividades de recreação. As atividades acontecem no Centro de Convivência Zona Sul e contemplam 60 jovens dos bairros Guarita, Dunas, São Francisco, Praia da Cal e Curtume. As aulas com o professor Diego Ramiro de Souza e a estagiárias Renata Lima e Bruna Schneider são realizadas no turno inverso da escola.
O objetivo é resgatar crianças e adolescentes que ficam ociosas nas ruas ou em casa sozinhas para oportunizar a prática do esporte, na construção de hábitos de lazer saudáveis e lúdicos aos participantes. Paralelo as oficinas do Programa Emancipar acontece o projeto Criança Amiga do Meio Ambiente. O objetivo da preservação é a conscientização ambiental com aulas lúdicas, palestras e dinâmicas na família.