Vida & Saúde

Prefeitura vai ampliar coleta seletiva de lixo em Torres

Até julho de 2015, a coleta  seletiva de lixo deverá cobrir 85% do recolhimento total de resíduos sólidos recolhidos em Torres. A estimativa é do secretário municipal de Meio Ambiente, Roger Maciel, anunciando que em março próximo, o município contará com quatro caminhões grandes, contra os dois pequenos atuais. Nesta gestão, a cobertura passou de 2% para 7% alcançando o percentual estimado pelo Governo do Estado como meta estadual. Novas campanhas serão lançadas para conscientizar a população sobre o assunto. Para melhorar ainda mais as condições de reciclagem em Torres, estão sendo instaladas 700 lixeiras personalizadas, com um formato que remete a forma de um balão e que são destinadas ao material reciclável, ou seja, “lixo seco”.

Conforme a gerente de resíduos sólidos da Secretaria, Gizelani Guazzelli, a quantidade de lixo produzido no nosso município é da ordem de 20 a 25 toneladas/dia em média, dentre os quais apenas algumas toneladas são separadas para reciclagem. Isto representa um custo altíssimo não só financeiro como também ambiental. A nova legislação federal, de 2010, instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos que tem como objetivo a redução da geração dos resíduos, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a redução do impacto ambiental, a reutilização, a reciclagem e o tratamento adequado destes resíduos.

A coleta seletiva ocorre em Torres desde maio de 2009 na área central e alguns bairros. Os resíduos primeiramente eram coletados por uma empresa terceirizada e encaminhados para a Unidade de Triagem, a RECIVIDA onde era separado e tratado pelos catadores da Associação de Recicladores e Aproveitamento de Materiais de Torres (AREMA). Em 2013, a nova gestão encontrou a infraestrutura da RECIVIDA sucateada e a AREMA operando de forma precária, com apenas 11 associados, utilizando 1 caminhão alugado por eles mesmos e com várias deficiências.

Através do resgate de um projeto que já tramitava desde 2009 na Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), a Secretaria do Meio Ambiente e a de Planejamento conseguiram obter recursos da ordem de 3 milhões de reais para aquisição de novos equipamentos e reforma da infraestrutura da RECIVIDA. Esta notícia trouxe novas esperanças à AREMA que se mobilizou, alugando um segundo caminhão, aumentando o número de associados para 20, ou seja, 20 famílias que se sustentam destes resíduos. Na finalização do projeto da Fundação, Torres contará com quatro caminhões grandes para o serviço.

A população deve colaborar com esta iniciativa atendendo o cronograma elaborado pelo município. Seja um cidadão consciente e participe da coleta seletiva em seu bairro Os caminhões também estão recolhendo o óleo de cozinha usado, separe-o em garrafa PET para facilitar o transporte do material.

Local/ Dias/ Turno

Centro – diário – a partir das 16h30

Stan – segunda e quarta – a partir das 7h

Porto Alegre/São Francisco – segunda e quarta – manhã

Vila Nova, Dunas, Guarita, Arroio – segunda e quarta – manhã

Igra Sul – segunda e quarta – manhã

Prainha/Praia Grande – terça e sexta – tarde

Praias do Sul – segunda e sexta – manhã

Vila São João, BR 101, São Brás – terça e quinta – manhã

Praia da Cal – quarta e sexta – tarde

Igra Norte – quinta – manhã

Getúlio Vargas – quinta – manhã

Águas Claras  e Campo Bonito – terça e quinta – a partir das 11h30

Salinas I e II quinta – manhã

Comentários

Comentários