Presidente da Câmara de Palmares pede que prefeito decrete situação de emergência para lavoureiros

Nesta quarta-feira, 29 de junho, o presidente da Câmara de Palmares do Sul, vereador Sérgio Gil (Nenê – PP), protocolou o ofício nº134/CMPS junto ao prefeito Paulo Lang, pedindo que seja decretada “situação de emergência” com relação aos produtores rurais. O vereador faz este pedido devido às grandes dificuldades financeiras pelas quais os lavoureiros estão passando; o que põe em risco a economia da cidade.

No ofício, Nenê relata que “tem recebido com preocupação alguns produtores rurais, principalmente orizicultores, que noticiam as vultuosas perdas ocorridas na safra 2015/2016 em virtude do fenômeno El Niño. Nossa região foi especialmente atingida pelo fenômeno climático, o que reduziu nossa produtividade em torno de 25%, segundo dados fornecidos pelo escritório local do IRGA. Enquanto a produção média em nosso Estado foi de 7.045 kg/ha, aqui em Palmares a média foi de 5.920 kg/ha, o que certamente impactará de forma negativa nossa economia”.

O presidente da Câmara reforça, ainda, que a economia de Palmares é basicamente advinda dos recursos produzidos através da safra arrozeira: “gostaríamos de sugerir que o Executivo Municipal, subsidiado por dados que podem ser fornecidos pelo IRGA, pela Associação dos Arrozeiros, Cooperativas Rizícolas de Palmares e da região e a própria FEDERARROZ, entidade máxima da classe, decrete situação de emergência em nosso Município; o que certamente contribuirá para que os produtores locais possam buscar junto às instituições de crédito prorrogação de prazos e repactuação de custeio e investimentos”.

Também no ofício, Nenê argumenta que, além disso, a Prefeitura poderá criar mecanismos para que, ao refletir nos cofres públicos as perdas, busque suporte para superar as dificuldades financeiras que se avizinham, e fazer frente às demandas de serviços básicos que são oferecidos à população.

Diego Di Luca

Comentários

Comentários