Pró-Mar-de-Dentro abre nova etapa da gestão ambiental compartilhada

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) deu início à segunda etapa do projeto de gestão ambiental compartilhada do Pró-Mar-de-Dentro com o Encontro Regional de Capacitação de Agentes Prevencionistas do Programa, em Osório. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, teve abertura solene na noite da quinta-feira (15) e a capacitação durante a sexta-feira (16).

A secretária estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro, abriu o encontro fazendo uma referência especial ao município anfitrião. “[Osório] tem adotado em sua gestão ambiental procedimentos de responsabilidade com a natureza”, afirmou Ela destacou que cidade tem se associado a ações da Secretaria, principalmente porque a Área de Proteção Ambiental Morro da Borússia está inserida no Projeto de Conservação da Mata Atlântica, gerenciado pela secretaria.

“Neste momento, sediando um evento do Pró-Mar-de-Dentro que capacita agentes prevencionistas na região hidrográfica litorânea, com ecossistema tão importante, o município demonstra, mais uma vez, a sua preocupação com tudo que envolve a área ambiental”, afirmou Vera Callegaro.

O diretor-presidente da Fepam, Irineu Schneider, falou que o Pró-Mar-de-Dentro defende um patrimônio ambiental muito rico e o programa está promovendo um avanço da conscientização ambiental nas comunidades que atinge.

O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, afirmou que o município avançou na questão ambiental quando criou, em 2005, uma secretaria específica para tratar da área. “O trabalho desta secretaria já rendeu ao município dois prêmios de reconhecimento ambiental – estadual e nacional”, disse Bolzan. O prefeito ainda falou que serão investidos pouco mais de 18 milhões de reais em saneamento básico nos próximos meses.

Formação de agentes
A coordenadora do programa, Maria Elisabete Ferreira, relatou que desde 2005 o Pró-Mar-de-Dentro vem desenvolvendo a formação de agentes prevencionistas nos municípios da sua área de abrangência, em parceria com o Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC) e com o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS). “Realizamos seis eventos, entre seminários e encontros, totalizando 622 participantes em 34 municípios e 173 agentes prevencionistas formados”, disse Maria Elisabete. “Encontramos uma nova forma de trabalhar, compartilhando os potenciais e as dificuldades”, acrescentou.

Também participaram da mesa de abertura do Encontro, o presidente da Câmara de Vereadores de Osório, Martim Tressoldi, e o presidente da Corsan, Mário Freitas. Estavam presentes a secretária do Planejamento e Meio Ambiente de Osório, Leda Famer; o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Ivo Mello; a coordenadora da 11ª CRE, Carmem Carolina Meregalli Machado; o secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Tramandai, Antônio Augusto Ungaretti, além de vereadores e secretários de municípios da área do Programa e representantes do Comando Ambiental da Brigada Militar.

A programação do Encontro iniciou após a solenidade de abertura com o painel sobre gestão ambiental compartilhada para o desenvolvimento, com a participação do coordenador do SIGA/RS, Niro Afonso Pieper; gerente regional da Fepam no Litoral Norte, Mattos’Allem Roxo; professor da PUCRS Mario Teixeira e do químico sanitarista da Fepam, Artur Renato Cardoso.

Na sexta-feira, os temas das palestras são: o gente prevencionista na área do Pró-Mar-de-Dentro, educação ambiental como instrumento de gestão,diagnóstico e elaboração de projetos socioambientais e a experiência do município de Santo Antônio da patrulha em planejamento de projetos de educação ambiental. Também acontece a apresentação de projetos dos municípios de Osório e Viamão, além da formação de grupos de trabalhos para a identificação de problemas/potenciais socioambientais de referência para projetos.

Comentários

Comentários