Procon antecipa fiscalização no Litoral
Para preparar os comerciantes a receberem os turistas no período de festas de final de ano e da temporada de verão, o governo gaúcho, através do Procon-RS, antecipou a fiscalização nos municípios do Litoral e dos balneários de água doce. Foram quatro meses de visitação aos estabelecimentos comerciais para verificar itens como validade dos produtos e a presença dos preços dos itens nas vitrines.
Os fiscais visitaram, entre outras cidades, Arambaré, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Osório, Tapes, Tramandaí, Torres e Xangri-lá. Os estabelecimentos comerciais que apresentaram infração pela primeira vez receberam autos de constatação. Já os reincidentes foram autuados.
Entre janeiro e novembro de 2009, foram emitidos 113 autos de infração e 167 autos de constatação. O Procon orienta os consumidores com problemas a procurar o fornecedor e tentar um acordo de ressarcimento. Caso não seja possível, é preciso se dirigir ao Procon municipal. Em cidades que não possuem a entidade municipalizada, o cliente pode se dirigir ao Procon estadual.