Produção de energia eólica terá licenciamento simplificado

Portaria publicada pela Fepam leva em conta estudo elaborado pela instituição - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini/Arquivo
Portaria publicada pela Fepam leva em conta estudo elaborado pela instituição – Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini/Arquivo

Para simplificar o processo de autorização a empreendimentos eólicos de até 100 megawatts (MW) de produção, a Fundação de Proteção Ambiental (Fepam)  publicou, nesta terça-feira (2), portaria estabelecendo critérios, exigências e estudos prévios para o licenciamento ambiental desses projetos. Fica estipulado também um índice para aplicação de recursos financeiros nas respectivas medidas compensatórias.

A portaria determina que empreendimento com produção inferior a 100 MW receba a liberação através da avaliação do Relatório Ambiental Simplificado – RAS.

O documento leva em conta o estudo elaborado pela Fepam intitulado Diretrizes e Condicionantes para Licenciamento Ambiental nas Regiões com Potencial Eólico do Rio Grande do Sul, que tem a finalidade de promover o uso sustentável dos recursos naturais e proteger os ecossistemas regionais.

banner_rodeio_especial_noticias

Comentários

Comentários