Proerd ensina sobre cidadania e resistência às drogas em Osório
Conscientizar as crianças sobre o nocivo mundo das drogas. É com essa intenção que a Brigada Militar resolveu implantar o Programa Educacional de Resistência às Drogas.
Trata-se de um curso que é ministrado por um policial militar fardado com o auxilio do professor, uma vez por semana, durante o semestre. Ele é dirigido a crianças da quarta série do Ensino Fundamental, na faixa etária dos nove aos 12 anos, idade em que as crianças estão sujeitas às pressões para experimentarem drogas ou agirem de modo violento.
Os objetivos principais do Proerd são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem as pressões diretas ou indiretas que influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas, ou mesmo se engajarem em atividades violentas. O programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes a família escola e comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolverem em drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, auto estima, empatia, tomada de decisões, resoluções de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.
Os alunos que recebem o curso do Proerd tem 17 lições: introdução ao programa, compreensão dos efeitos das drogas, conseqüências, mudança de idéias sobre o uso, modos evitar, formação da auto estima, segurança, lidar com as tensões sem o uso das drogas, redução da violência, combate a influência dos meios de comunicação na violência e uso de drogas, tomada de decisões e assumir riscos, dizer sim para alternativas positivas, modelos positivos, resistência a violência e pressão das gangues, resumo das lições do Proerd, tomar decisões e formatura do programa.
Em osório, a 17ª lição foi concluída em uma magnífica cerimônia na Câmara de Vereadores. As escolas que tiveram o curso foram as municipais José Paulo da Silva, Tuiuti, Osvaldo Bastos, José Garibaldi, 16 de Dezembro, Osvaldo Amaral e as estaduais Albatroz, Prudente de Morais, Milton Pacheco e General Osório.
O plenário ficou lotado de alunos, pais e professores que participaram do curso. Eles receberam os certificados e uma aluna ganhou uma bicicleta pela melhor redação sobre o programa. Em Osório, os responsáveis pelo curso foram policias militares Batista e Lemos. O Proerd na cidade contou com o apoio do Centro Empresarial de Osório (CEO) e Prefeitura Municipal.