Educação

Professor do IFRS – Câmpus Osório é selecionado para participar de curso no maior laboratório de Física do mundo

É do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Osório um dos 30 professores brasileiros selecionados para participar da edição de 2014 do curso Escola de Física do Cern, sediado na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) em Genebra, na Suíça. Terrimar Pasqualetto embarca na próxima semana cheio de expectativas para o curso, que inicia com visitas às instalações do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (Lip), associado ao Cern, onde se desenvolvem pesquisas sobre os constituintes básicos da matéria, as partículas elementares.

“O sentimento de participar de uma experiência como essa é indescritível. Principalmente por saber que em todo o estado do Rio Grande do Sul foram apenas dois professores selecionados. Meu objetivo é aprender muito, para quando retornar, promover atividades de multiplicação do conhecimento junto a escolas da região” – contou orgulhoso.

A viagem inicia na próxima quarta-feira, dia 20 de agosto, quando os professores brasileiros embarcam para o LIP, em Portugal. Lá visitam laboratórios e participam de atividades de preparação para a Escola de Física do Cern, que se realizará de 24 a 29 de agosto, em Genebra, na Suíça. Além de aulas sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes, os visitantes poderão ver de perto o maior acelerador de partículas do mundo “Large Hadron Collider” (LHC), em funcionamento no Cern desde 2009.

Os professores retornam ao Brasil em 30 de agosto. Mas não é necessário esperar essa data para ouvir as experiências vividas pelo grupo: Na página da rede social Facebook, criada pelo professor do IFRS – Câmpus Osório (facebook.com/profterrimar), já dá para acompanhar esta aventura.

A participação dos brasileiros é organizada pela Sociedade Brasileira de Física, conta com o apoio do Lip, de Lisboa, e é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A seleção para participar da Escola de Física do Cerné feita através da inscrição dos candidatos (professores de Física do Ensino Médio das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino) em edital específico. São avaliados elementos como: atividade docente em sala de aula de Ensino Médio; participação em projetos de formação de professores; titulação; participação em eventos e envolvimento em projetos e/ou atividades de pesquisa ou extensão ligados ao ensino de Física; propostas de divulgação das atividades relativas à participação no curso, ao retornar; entre outros.

Comentários

Comentários