Professora é a primeira enfermeira doutora do litoral norte
A coordenadora do curso de Enfermagem da ULBRA Torres, professora Célia Scapin Duarte, acaba de alcançar mais um objetivo profissional.
Em abril deste ano, titulou-se doutora em Ciências da Saúde, consolidando uma carreira acadêmica que iniciou em 1997, quando conclui a graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Em 2000, formou-se em Saúde Comunitária e, seis anos depois, tornou-se mestre em Saúde Coletiva.
Célia defendeu sua tese em Ciências da Saúde no dia 15 de abril deste ano, com o título: “Acurácia da ressonância magnética no diagnóstico de suspeitas de lesões de mama: revisão sistemática quantitativa e metanálise”.
Primeira enfermeira do litoral norte gaúcho a concluir doutorado, a professora ressalta em sua tese a importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama, a partir do uso de ferramentas mais precisas para a efetivação desse diagnóstico, especialmente para as mulheres com alto risco para a doença.
O objetivo do estudo foi avaliar a acurácia da ressonância magnética no diagnóstico de lesões de mama em mulheres de alto risco para este tipo de câncer. Por ser uma técnica precisa, possibilita aos médicos a investigação diagnóstica de lesões de alto risco para o câncer de mama, não sendo invasiva e sim bem tolerada entre as pacientes.
O artigo da professora doutora Célia Scapin Duarte está publicado na revista Pesquisas Sobre o Tratamento do Câncer (Breast Cancer Research and Treatment), disponível na PubMed.