Geral

Professores Benito Izolan e Juraci Pasquotto recebem do Legislativo Osoriense a Medalha Mérito General Osório

Em sessão solene nesta segunda-feira, dia 10 de junho, a Câmara Municipal de Vereadores de Osório concedeu a Medalha Mérito General Osório aos Professores Benito Barbosa Izolan e Juraci Jaques Pasquotto.

A referida homenagem concedida com base na lei nº 2.229 de 05 de setembro de 1989, foi proposta pelos vereadores Rossano Teixeira e Bianca Meregalli, sendo aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa. É a mais alta condecoração com que o município distingue personalidades que deram grande contribuição à sua comunidade.

A noite desta solenidade foi marcada por muita emoção, onde familiares e amigos vieram prestigiar estes cidadãos ilustres que fizeram história como importantes educadores no município de Osório.

Na oportunidade fizeram parte da mesa de autoridades os proponentes da homenagem, vereador Rossano Teixeira e vereadora Bianca Meregalli; o prefeito municipal Eduardo Abrahão; o deputado federal Alceu Moreira; o defensor público Raphael Varella Coelho; o bispo Dom Jaime Kohl; o diretor da ETA Evandro Cardoso Minho; o presidente da Aexar Francisco da Silveira e os grandes homenageados da noite Benito Izolan e Juraci Pasquotto.

Nos pronunciamentos dos presentes, pôde-se observar unanimemente o sentimento de admiração e respeito que todos têm por Benito e Juraci. Um vídeo que apresentava a trajetória dos homenageados emocionou a plateia que lotou o Plenário Francisco Maineiri.

A 16ª Legislatura da Câmara de Osório parabeniza mais uma vez os homenageados, na certeza de que são pessoas que fazem jus a esta deferência.

Histórico dos homenageados:

Juraci Jaques Pasquotto nasceu em Santiago/RS e veio para Osório em 1949. Como professor, lecionou na Escola Rural, no Ginásio Conceição, no Colégio Borges de Medeiros, na Escola Normal La Salle, no curso de alfabetização de adultos da ETA em Viamão e aos presidiários em Osório. Formado Técnico Rural; Curso de Oficial do Exército; Curso de latim e filosofia no Colégio Julho de Castilhos; Curso de Direito e Pós-graduado em Educação.

Na área política-administrativa, participou como vereador em duas legislaturas; foi eleito vice-prefeito em Osório, no segundo mandato do prefeito Leonel Mantovani; subprefeito do, na época, distrito de Tramandaí e Secretário da Fazenda. Foi Presidente do PSD e Arena. Recebeu título de cidadão osoriense e educador emérito, outorgados pela Câmara de Vereadores. Foi consultor jurídico da Câmara de Vereadores de Tramandaí e de Osório e também na Prefeitura de Osório.

Na área social foi presidente do clube comercial, presidente do conselho de pais e mestres da Escola Polivalente, presidente do Hospital São Vicente de Paulo e do Conselho de Assistência ao Presidiário de Osório. Atualmente Juraci Pasquotto é Presidente do Espaço Cultural Conceição.

Benito Barbosa Izolan nasceu em 10 de junho de 1933 em São Luiz Gonzaga. Formou-se Técnico Rural pela Escola Técnica de Agricultura de Viamão, na turma de 1952 e ingressou nos cursos de formação de professores rurais, inicialmente em Ijuí de onde veio em seguida para Osório atuar na Então Escola Normal Rural.

Em 1953, radicou-se definitiva em nossa cidade onde tem participado ativamente em quase todas importantes iniciativas nos setores da educação, da política, da administração e do desenvolvimento nestes últimos 60 anos.

Aposentado da Escola Rural após mais de 35 anos de magistério, Benito foi um dos fundadores dos colégios Conceição (onde foi professor e diretor), Borges de Medeiros e Escola Normal La Salle e também da FACOS.

Casado com a também professora Yolanda Andrade Izolan, graduou-se em História, Geografia, Jornalismo e Direito.

Foi candidato a vice-prefeito de Osório e a deputado estadual e exerceu o cargo de Secretário Municipal da Educação do município de Osório.

Recebeu também os títulos de Educador Emérito do município de Osório, de cidadão osoriense, de Educador Emérito do Estado do Rio Grande do Sul e desempenhou o cargo de Coordenador do CODEL – Conselho de Desenvolvimento do Litoral e de conselheiro fiscal da AGASA – Açúcar Gaúcho S. A.

Comentários

Comentários