Professores grevistas receberão apenas 16 dias do salário de novembro
Diretores de escola enviaram à Secretaria Estadual de Educação (SEC) a lista de todos os professores que não aderiram à greve. A paralisação da categoria completou uma semana. Quem não parou receberá o salário integral de novembro. A secretária Mariza Abreu afirmou no Gaúcha Repórter que os professores que estão parados, receberão apenas 16 dias, cumprindo decreto do governo estadual.
O Cpers decidiu pela greve após o Estado enviar à Assembléia Legislativa projeto reajustando o piso salarial da categoria para R$ 950. O magistério quer a implantação da lei do piso nacional. Os deputados tinham 30 dias para analisar o projeto, porém, o pedido de urgência foi retirado para a votação após acordo entre parlamentares e professores. Mas o presidente da Assembléia, deputado Alceu Moreira, reclama que o Cpers não cumpriu o acordo.
O Cpers nega o descumprimento do acordo. Na próxima semana, a SEC começa um levantamento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sem aula. Se houver necessidade, haverá remanejo de professores para não prejudicar quem vai fazer vestibular.