Programa de Educação pelo Trabalho encerra o ano com palestra em Xangri-Lá
Cerca de 25 pessoas acompanharam a palestra de Vitor Pordeus, coordenador do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Ele falou sobre os projetos desenvolvidos para integrar a população carioca sobre saúde. Ressaltou a importância em buscar o diferente, “chamar a atenção”. Citou como exemplo o fato de que durante as visitas nas comunidades, sua equipe usa elementos diversos, tais como teatro, rodas de capoeira e até carnaval para ensinar sobre Saúde Pública. “Saúde e cultura devem caminhar juntas, uma não pode existir sem a outra”, enfatizou.
Ao fim do encontro, o prefeito Celso Barbosa foi recebido pelos participantes do PET, que agradeceram a oportunidade de trabalhar no programa. “Esse projeto é muito importante, já que pudemos usar na prática, aquilo que aprendemos na faculdade”, afirmou Maira Oliveira, aluna de enfermagem da Ufrgs.
PET – O Programa atua junto aos ESF's com os Agentes de Saúde, trabalhando na promoção e concretização dos grupos de excelência que o município desenvolve, a exemplo do grupo de hipertensos e do tabagismo.
Também atua na prevenção e educação de danos em áreas específicas, a exemplo do uso correto de medicação; combate e prevenção na área de vetores e zoonoses; uso adequado de água no meio ambiente e à domicílio; campanhas de prevenção da proliferação de lixo doméstico; e outros na área da odontologia.
O secretário de Saúde, Paulo Roberto Maciel, lembra que o PET reúne 30 alunos universitários das áreas de Medicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Veterinária.