Programa Mais Médicos chega a Torres

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, mais dois médicos incorporaram-se à equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Os médicos Gabriel Belino e Luciana Nunes de Lima selecionados pelo programa do Governo Federal Mais Médicos para atuarem em Torres foram recepcionados nesta manhã pela Prefeita Nílvia Pinto Pereira, pelo vice-prefeito Ildefonso Brocca, secretários, coordenadores e diversos servidores da área da Saúde, no Posto Central do município.

O uruguaio Gabriel Belino é graduado pela Escuela Latinoamericana de Medicina, em Cuba, com experiência no projeto Saúde na Fronteira, no qual atuou no municipio gaúcho de Jaguarão, divisa com a cidade uruguaia de Rio Branco.

Segundo informações da secretaria da Saúde, a dra. Luciana é natural de Vacaria, com diplomação em Clinica Geral, na Argentina.  Ambos os médicos receberam curso de acolhimento do Ministério da Saúde, em Porto Alegre, que abordou a situação de saúde do Estado e dos municípios, a situação das Redes de Atenção à Saúde e apresentação dos Sistemas de Informação em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Controle e Avaliação e Atenção Básica.

Para a prefeita, a vinda dos médicos para Torres contribui para o melhor atendimento à saúde no município. “Fomos uma das primeiras cidades do RS a inscrever-se no programa.

Entendemos o quanto o Mais Médicos pode ajudar na qualidade de vida das pessoas. Todos nós precisamos de atendimento em saúde, independentemente da nacionalidade do profissional que nos atende”, explicou.

Além dos médicos recebidos nesta segunda-feira, no último dia 4 de setembro, a médica Vanessa Adegas Roese Menin, de Porto Alegre, já atende no ESF do Curtume, dentro do Programa.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para os brasileiros.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Comentários

Comentários