Programa Saúde na escola é tema de seminário em Osório
Após pronunciamento do coordenador regional da 18ª Coordenadoria da Saúde, Luis Genaro La – dereche Figoli; do presidente da Câmara de Vereadores, Rossano Teixeira; do prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, do secretário da Saúde, Emerson Magni da Silva e do secretário da Educação, Dilson Maciel da Silva, foi aberto o seminário.
Os trabalhos iniciaram com a consultora da Unesco para o programa da Saúde na escola, Jamile Peixoto Pereira com o painel: Primeira Infância Melhor. O trabalho seguiu com o representante da Central única das Favelas, Manoel Soares, que falou sobre a prevenção ao uso de drogas; do coordenador estadual da Política das doenças sexualmente transmissíveis – AIDS, Ricardo Charão e encerrou com o coordenador da 18ª Coordenadoria Regional da Saúde, Genaro.
O secretário de Educação, Dilson Maciel da Silva, salientou que a estrutura educacional do município já realiza um belo trabalho neste sentido. – Considero extremamente importante essa ação, porque vejo a grande necessidade de atendimento nas escolas. A ação no município precisa ter o auxílio do Estado, para que obtenhamos os melhores resultados possíveis.
O secretário da Saúde, Emerson Magni da Silva, destacou que o programa Saúde na Escola é a prática da prevenção. – Não estamos fazendo nada mais do que nossas obrigações. Contribuir com a saúde e a educação é atitude de pessoas que primam pela qualidade e dão sua parcela de contribuição por um mundo melhor – afirmou.
Na avaliação do prefeito Eduardo Abrahão, essa ação é de grande importância para o desenvolvimento social e econômico. – Osório já tem saúde na escola e isso é motivo de orgulho para a administração.
Temos vários tipos de profissionais nas escolas que contribuem com melhorias.
O município tem suas atribuições, nós pretendemos estender esse trabalho também para a rede estadual. Queremos ampliar, atender a coletividade para que junto com Estado e a União possamos atender com qualidade. Educação e saúde fazem parte do tripé de nossa gestão e queremos facilitar e qualificar a vida das pessoas, para que tenhamos cidadãos saudáveis, com otimismo e uma formação educacional mais eficaz – disse o prefeito.
Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação,foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, Considerado a Política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, o programa é voltado às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira.
A união desses setores objetiva a promoção do desenvolvimento pleno desse público, aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas brasileiras.
A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças.