Proibição de bebidas nos estádios e ginásios de esportes espera sanção do Governo
Com o respaldo de 29 votos, o projeto de autoria do deputado Miki Breier, do PSB, que proíbe a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e ginásios de esportes foi aprovado pelo plenário da Assembléia Legislativa. A restrição vale para estádios que tenham capacidade acima de cinco mil espectadores e onde seja praticado esporte profissional.
Por se tratar de tema polêmico, o conteúdo da proposta em tramitação desde março de 2007, centralizou os debates no Parlamento gaúcho, que culminou com o aval, inclusive, de referências do meio esportivo, como foi o caso dos deputados Paul Odone (PPS) e Cassiá Carpes (PTB). Ao defender sua iniciativa, da tribuna do Legislativo, o deputado Miki Breier argumentou que o grande objetivo é separar o consumo de bebida alcoólica do esporte, permitindo que famílias voltem a freqüentar os estádios de futebol, e mais: a prevenção da violência que inicia dentro do campo e culmina fora dele, provocando acidentes de trânsito.
Outro apoio importante ficou por conta do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que divulgou nota oficial parabenizando os parlamentares pela aprovação da matéria. Agora, está nas mãos do Governo do Estado sancionar ou vetar a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e ginásios de esportes.