Projeto Beira de Praia leva entretenimento e cultura a veranistas em Torres

1452374177__G7A9135Veranistas de Torres somaram, neste sábado (9), ao belo cenário da praia, ao sol forte e às águas do mar o acesso fácil a serviços públicos e de lazer. Dentro do programa Verão para Todos, do governo do Estado,  as secretarias do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, FGTAS/Sine, Polícia Civil (PC) e Brigada Militar (BM), promoveram atividades de cidadania com atendimentos gratuitos.

Veranistas elogiaram a iniciativa do projeto Beira de Praia, uma parceria público-privada via Pró-Esporte, com a articulação do governo. Márcia Toigo há 15 anos passa o verão em Torres e levou sua filha pequena à oficina de trânsito da Polícia Civil. “As crianças cobram cidadania dos pais, por isso esta iniciativa está de parabéns”, elogiou. Segundo a diretora da Divisão de Comunicação Social da Polícia Civil, Clarissa de Oliveira Lopes Castilhos, a oficina é fundamental para incentivar boas maneiras e respeito aos direitos dos cidadãos.

As atividades do projeto começaram em Torres às 9h. A estrutura de apresentação foi montada na Praia Grande, ao lado do SESC. Ainda pela manhã houve demonstração do trabalho dos cães do Departamento de Investigação do Narcotráfico (Denarc), da PC. Às 11h,  crianças tiveram oficina de trânsito, com o uso de minibuggys. Aos interessados, uma unidade móvel do FGTAS/ Sine ofereceu serviços de intermediação de mão de obra, renovação de Carteira de Artesão e encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Na unidade móvel do FGTAS/Sine, 15 pessoas foram atendidas, apenas no turno da manhã. “Em todo o sábado atendemos cerca de 40 pessoas”, disse o assistente da FGTAS Rodrigo Suso. A pedagoga e bibliotecária, Maria Clara Oliveira, de São Leopoldo, aproveitou a manhã para buscar informações sobre oportunidades de trabalho. “Essa ação é muito boa diante do momento que estamos passando”, disse. Suso destacou que é importante para haver mais agilidade, portar a Carteira do Trabalho e documento de identidade na visita à unidade móvel, se o objetivo for a busca de emprego.

A Sema promoveu atividades educativas na beira da praia, com oficinas de sensibilização sobre resíduos urbanos e a biodiversidade do Rio Grande do Sul. Já a Brigada Militar está com uma base móvel comunitária (ônibus) para melhor aproximação com a comunidade. Foram divulgadas orientações sobre temas como prevenção, bullyng, trânsito, cuidados à beira mar e Lei Maria da Penha, entre outros temas. Houve ainda dança na praia. A agenda do projeto Beira de Praia, em Torres, se encerra às 18h com aulas de defesa pessoal.

Todos os sábados, durante o verão, o governo do Estado oferece serviços e atividades de lazer aos veranistas e moradores que estão na orla. As atividades visam diversificar o entretenimento de crianças e adultos durante todo o dia. Fazem parte do projeto Beira de Praia, atividades com cancha de futebol, vôlei e bocha, empréstimo de materiais esportivos, aulas de ginástica, dança na areia da praia, sem qualquer custo.

Heron Vidal

Comentários

Comentários