Geral

Projeto de inclusão produtiva mobiliza B. Pinhal

Projetos de inclusão produtiva, além de colaborar para o fortalecimento da auto estima dos participantes, ampliação da consciência e incremento das relações sociais, também possibilita a capacitação ou qualificação de uma atividade profissional, abrindo portas para uma maior independência financeira, com geração de emprego e renda.

A Secretaria de Assistência Social de Balneário Pinhal, na sede e nos distritos de Túnel Verde e Magistério, tem as oficinas de inclusão produtiva como um de seus principais projetos. Atualmente, são atendidas cerca de 50 pessoas em cada um dos três centros, tendo como principal público alvo os integrantes dos programas sociais da secretaria, como o Gente da Terra, Agente Jovem de Multiplicação e PIM – Primeira Infância Melhor.

Segundo a Secretária, Jaqueline Torres, a parceria com empresas possibilita o fornecimento de parte da matéria prima que é utilizada nas oficinas. Ela cita o exemplo de uma empresa de tecidos. “Temos exemplos lindíssimos de como esse incentivo do poder público tem repercutido na vida das pessoas da comunidade. No ano passado, por exemplo, em uma das atividades os participantes aprenderam a desenvolver rede de pesca artesanal e neste último veraneio surgiu a primeira oportunidade de transformar este aprendizado em renda”, afirma.

O projeto desenvolve cursos e oficinas de cabeleireiro, manicure, alimentação e outras áreas, inclusive com parceria, por exemplo com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, ao longo do ano.

“É um trabalho com excelente receptividade tanto junto ao público alvo como comunidade”, afirma. Nos eventos do município, o grupo expõe e comercializa seus produtos.

Comentários

Comentários