Projeto de preservação da memória histórica de Osório
Turismo, Cultura e Juventude, Rossano Teixeira, em entrevista concedida ao jornalista e radialista Silvio Benfica, falaram nesta quinta-feira (31/1), sobre o projeto que idealizado com o objetivo de preservar e memorizar em acervo, a história de Osório.
O bate-papo descontraído ocorreu no Museu da Estação Férrea e marcou o lançamento oficial do projeto que está sendo executado com depoimentos de pessoas/personalidades do município que acompanham a história ao longo dos anos.
Já contribuíram com o que testemunharam ao longo das décadas, o vice-prefeito Eduardo Renda e a professora e historiadora Marina Raimundo.
As entrevistas semanais que abordam temas variados, todos voltados a preservação da história da cidade como história, política e o desenvolvimento local e de certa forma regional, serão compiladas em vídeos que ficarão disponíveis no acervo do município: museus, bibliotecas e escolas.
O prefeito Eduardo Abrahão explicou que é muito importante esse projeto para a história do município. “Hoje estamos no Museu Antropológico, local propício para essa ação que valoriza a memória, a história. A ideia é buscar dados, detalhes e informações para formarmos esse acervo com testemunhas vivas da história de Osório, nas mais variadas áreas.
Vimos neste ambiente, utensílios antigos que fazem parte da história e do crescimento da cidade. O Rossano e você Silvio, foram muito felizes em ter essa ideia de trazer essas memórias vivas e ver as mudanças de comportamento que a cidade tem”, afirmou o prefeito.
O radialista Silvio Benfica salientou que a entrevista foi realizada em um local mágico onde passava o famoso trenzinho que levava pessoas e produtos de Osório até Palmares do Sul, é um lugar que fica para a memória afetiva da cidade. “Osório é uma cidade fantástica feita de histórias e personagens fantásticas. A história precisa ser preservada, com atenção a história que irá servir como um documento que poderá ser consultado nos próximos anos e também, atingir por meio da tecnologia, o mundo, onde vivem muitos filhos de Osório”, afirmou.
Rossano disse que a discussão sobre esse projeto vem ocorrendo há tempo e nos prepara para uma noção de futuro. “A ideia é nos valer de depoimentos de pessoas que estão em nosso meio, fomo protelando, muitas pessoas já não estão conosco, mas aproveitamos a experiência de quem está conosco”, conclui o secretário..
Nas próximas semanas, outras pessoas devem ser chamadas para compartilhar suas vivências sobre o município de Osório. Posteriormente, o material deve ser disponibilizado nos museus e acervos da cidade.
O projeto da PMO/Jogue Limpo/Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, conta com apoio da empresa de Marketing Digital, Buenas comunicações e a UNICNEC.